terça-feira, 16 de abril de 2013

Bola de fogo cruza o céu de Madri



O bólido, um fragmento de um cometa, entrou na atmosfera na noite de sábado a uma velocidade de 75.000 km/h.

Uma bola de fogo muito brilhante riscou o céu do centro da península, na noite de sábado. O bólido colidiu com a atmosfera em alta velocidade, 75.000 km/h, e explodiu com um brilho realmente impressionante.


Por alguns segundos a noite tornou-se dia, de acordo com algumas testemunhas. Aparentemente, se trata de um fragmento de gelo e rocha de um cometa ainda a ser determinado. Especialistas descartam que meteoritos poderão ser recolhidos.


O fenômeno ocorreu as 23hs45m, hora pensinsular espanhola quando o superbólido entrou na vertical sobre a cidade de Villamuela na província de Toledo. Começou a 100 km de altitude e se deslocou para Madrid. Desintegrou sobre Serranillos del Valle.


"Depoimentos de testemunhas que estavam na área dizem que foi impressionante, muito brilhante", diz José M ª Madiedo, professor titular da Universidade de Huelva e membro da Rede Espanhola de Investigação sobre bólidos e meteoros. câmeras de alta sensibilidade desta rede que controlam o céu noturno instaladas em Huelva, Sevilha, Granada e Murcia também registraram e avisaram automaticamente.


"Estes bólidos são totalmente inesperados e quando ocorrem te deixam com a boca aberta", disse Madiedo. A gravação feita a partir do Observatório Astronômico de La Hita (Toledo), não deixa a menor dúvida.


O tamanho do fragmento ainda será analisado, mas o cientista acredita que se encontra entre 100 e 500 quilos.


Explodiu a 70 km de altura, e pela altura e composição de gelo e rocha foi completamente destruído. "Só sepoderia encontrar algo se houvesse explodido a 20 km acima do solo, e muito difícilmente", disse o especialista.







Fonte: ABC

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...