quinta-feira, 11 de abril de 2013

Vídeo mostra cardume inusitado em Vitória e intriga especialistas

 
 
Cardume estava próximo à areia e foi filmado por morador de praia. Diretor do Instituto Orca acredita que são tubarões.
 
 
Um vídeo gravado no inicio deste mês pelo morador de Vitória Rodrigo Luiz Soares, na praia de Camburi, chamou a atenção na internet e divide opiniões de especialistas. 


O vídeo mostra animais nadando próximo à areia da praia. Rodrigo estava caminhando na praia quando avistou o cardume. As nadadeiras parecem ser de tubarões, segundo os pesquisadores, mas o comportamento não é típico desses peixes.


O diretor executivo do Instituto Orca e pesquisador de mamíferos aquáticos, Lupércio Barbosa, afirma que não são golfinhos, nem arraias. 


"Fizemos uma reunião com mergulhadores, ambientalistas e pesquisadores. A imagem é inusitada. Fomos por eliminação: não é mamífero. Não se trata de nenhuma espécie de golfinho que ocorra na região. Entre os peixes, eliminamos os que não têm nadadeira dorsal. As arraias também não têm nadadeira dorsal, nem se comportam dessa maneira. Por consenso, são tubarões, embora com comportamento atípico", explica.


Pelo vídeo, Lupércio Barbosa contou cerca de 50 animais. "Seriam tubarões pequenos, de 1,60 metros a 1,70 metros. Mas o que justificaria um grupo desses animais que não têm esse comportamento parar aqui? Possivelmente, eles acompanharam algum cardume de peixes. Mas quando se alimentam, costumam ter velocidade maior, agem diferente. Outra possibilidade mais remota é que alguns deles estivessem com problemas. Porque eles estão em um tipo d emergulho estranho para um tubarão. O lugar é atípico e o comportamento é atípico", afirma.



O professor do departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Jean-Christophe Joyeux, disse que parecem peixes da espécie baiacu-arara, comuns na baía de Vitória. Mas Lupércio discorda. 


"Baiacu-arara não tem nadadeira dessa altura, nem desse formato, saltada. Não tem como ser", afirma.


 
 
 
Fonte: G1

Um comentário:

Anne Caroline Silva disse...

Que legal minha cidade aparecendo aqui no Arquivos do Insólito! :D

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...