quinta-feira, 16 de maio de 2013

Molar de 25 milhões de anos indica conexão entre macacos e símios


Reconstrução artística mostra como seriam dois primatas do Oligoceno: Rukwapithecus (esq.) e Nsungwepithecus Foto: Mauricio Antón / Divulgação
 

Um grupo de paleontólogos descobriu o fóssil de um molar de mais de 25 milhões de anos que guarda "informações-chave" para compreender como foram separados geneticamente os macacos e os símios, publica nesta quarta-feira a revista científica Nature.


A equipe de pesquisadores, formada em sua maioria por americanos e australianos, achou em uma escavação realizada entre 2011 e 2012 na Tanzânia (África) os restos mais antigos conhecidos até hoje de um membro dos primeiros primatas.


Macacos e símios - dos quais descendem os humanos - pertenceram em sua origem à mesma família genética, os catarrhini, primatas simiinformes que no final do Oligoceno sofreram uma evolucação genética que os separou para sempre.


Desta divisão, surgiram os "macacos do Velho Mundo" (babuínos e macacos) e os "macacos do Novo Mundo" (símios), sem que fossem encontrados restos que expliquem este processo ou que evidenciem que linhagens perdidas das espécies viveram até dar lugar à nova classificação.


A peça dental achada se aproxima pela primeira vez das datas do mistério: 25,2 milhões de anos aproximadamente, quando os cientistas estimam que dita evolução aconteceu entre 25 e 30 milhões de anos.


A descoberta emocionou os paleontólogos, que destacam no artigo o extraordinário do achado não pelo tempo transcorrido, mas pelas características do relevo na zona, por natureza pouco propícia para a conservação de fósseis.


Além do molar, os pesquisadores encontraram restos da mandíbula de um símio na escavação do sudoeste da Tanzânia, o que permitirá estudar a hipótese de que nesse entorno tenha sido produzido o que os cientistas chamam de "um Paleoceno tardio".


Esta teoria indica que no final do Oligoceno pode ocorrido uma mudança climática similar a do Máximo Térmico do Paleoceno-Eoceno - ocorrido mais de 25 milhões de anos antes - que explicaria como se formou o ecossistema terrestre na zona da África que se situa justo abaixo do equador.




Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...