quarta-feira, 5 de junho de 2013

Arqueólogos buscam dois barcos espanhóis naufragados no Peru há 400 anos




Dois barcos de guerra de 400 anos de antiguidade que afundaram no oceano Pacífico depois de serem atacados por um almirante holandês e piratas poderão voltar a ver a luz se os investigadores no Peru conseguirem recuperá-los do fundo do mar.



Detectores de metais, magnetômetros e memórias indicam que os barcos, parte de uma frota que defendeu a coroa espanhola quando o Peru era uma colônia, estão 150 quilômetros ao sul de Lima, revelou o pesquisador e historiador Jorge Ortiz na segunda-feira.



O Santa Ana e o San Francisco, que levavam mais de 300 homens, afundaram em 1615 depois que o oficial da Marinha holandesa e pirata Joris Van Spilbergen os atacou durante a Guerra dos 80 Anos, ou Guerra dos Flandres, entre Espanha e as rebeldes províncias dos Países Baixos.



Após a batalha no Peru, Van Spilbergen navegou até o norte e lançou ataques no México e mais tarde nas Filipinas. Ortiz disse que a recuperação das embarcações servirá para conhecer melhor a vida marítima durante o Vice-Reino do Peru, território que incluía grande parte da América do Sul.



Outros navios do mesmo período foram destruídos por um terremoto e um tsunami em 1746. O Ministério da Cultura do Peru e a Sociedade Geográfica Nacional patrocinam as pesquisas. Ortiz disse que provavelmente poderão ser recuperados fragmentos dos barcos, artilharia, munição, cristais e cerâmicas, mas não um tesouro naufragado.



"Não há ouro nem prata", garantiu em relação às especulações sobre o possível tesouro que os barcos transportavam. "Mas encontraremos provas de incalculável valor sobre nossa história e nossa cultura."
 
 
 
 
 
Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...