quarta-feira, 5 de junho de 2013

As incríveis nuvens "furadas"





Um intrigante fenômeno, resultante dos nossos tempos modernos, chama a atenção por seu formato de círculo ou furo no céu. 
 
 
Apesar do seu aspecto diferente, estas nuvens "furadas" não são tão incomuns e costumam surgir nas nuvens altocumulus ou cirrocumulus quando elas são atravessadas por jatos. O fato raro é o fenômeno permanecer como um círculo perfeito e por um longo tempo.


Este fenômeno, chamado de “Hole Punch Clouds” (algo como nuvens furadas, numa tradução livre), acontece quando a temperatura da água nas nuvens é inferior a zero, mas a água ainda não está congelada por causa da ausência de partículas de nucleação de gelo. 
 
 
Quando os cristais de gelo se formam, isso desencadeará um efeito dominó, provocando gotículas de água em torno dos cristais que irão evaporar: isto cria o buraco, geralmente circular, na nuvem.


Acredita-se que a introdução de um grande número de minúsculos cristais de gelo nas nuvens desencadeie esse efeito de evaporação que cria o buraco. 
 
 
Os cristais de gelo podem ser formados pelos aviões que muitas vezes têm uma grande redução na pressão atrás da asa ou da hélice. Isto arrefece o ar muito rapidamente e pode produzir uma linha de cristais de gelo no rastro da aeronave.


O efeito é semelhante à semeadura de chuva, técnica usada em regiões muito áridas. Nesses casos, os pilotos, propositadamente, caçam as nuvens em formação e as atingem para que condensem. Por conta disso, estudos estão sendo feito para avaliar como o cada vez mais intenso tráfego de aviões comerciais pode provocar mudanças climáticas.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...