Não se trata de um videogame ou robô em miniatura: a iniciativa liderada pela empresa Backyard Brains propõe arrecadar fundos suficientes para desenvolver um sistema que permite comandar os movimentos de uma barata diretamente de um telefone celular. Bastante esquisito, não?
Entretanto, experiências realizadas no controle dos movimentos do inseto, mediante a utilização de impulsos elétricos em suas antenas conectadas diretamente ao cérebro, tiveram sucesso.
Com a obtenção dos recursos necessários, pesquisadores esperam desenvolver um kit eletrônico, chamado RoboRoach, composto por um circuito para o dorso da barata e um software, que comandará seus movimentos.
Tudo feito à distância, por qualquer aparelho móvel. Uma vez instalado, o usuário pode controlar os movimentos da barata, fazendo-a virar à direita ou à esquerda, ir para frente, para trás ou parar.
Longe de uma experiência sádica ou ambições de controlar as pessoas pelo mundo afora, o projeto foi desenvolvido para ajudar estudantes de neurociência, algo que a Backyard Brains faz há muito tempo.
O passo futuro desta iniciativa pode servir para ajudar os movimentos de pacientes paraplégicos.
Fonte: The History Channel
Nenhum comentário:
Postar um comentário