quarta-feira, 10 de julho de 2013

Missão registra imagens do maior vulcão do Sistema Solar, em Marte



Imagem do vulcão do Monte Olimpo em Marte mostra por onde a lava escorreu até a planície, formando sulcos e desviando de obstáculos naturais. Blocos pontudos e achatado se projetam pelo vulcão. A ocorrência de apenas algumas pequenas crateras de impacto neste cenário mostra que ele é relativamente jovem em comparação com as regiões mais cheias de crateras em outros lugares em Marte. O vulcão deve ter estado ativo até dezenas de milhões de anos atrás, relativamente recente na escala de tempo geológica do planeta, que se estende por 4,6 bilhões anos. ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum)


 
Centenas de fluxos de lava individuais são vistos congelado no tempo sobre os flancos do Monte Olimpo, o maior vulcão do Sistema Solar. A planície ao redor do vulcão foi inundada de lava posteriormente. A imagem foi tirada pela câmera de alta resolução estéreo on Mars Express da Agência Espacial Europeia com uma resolução terreno de aproximadamente 17 metros por pixel.



O Monte Olimpo é um vulcão escudo, com as laterais levemente inclinadas, mas tem um penhasco abrupto, que o separa da planície que o circunda. A altura pode chegar a 9 km, que provavelmente foi formada a partir de deslizamentos de solo. É nítida a diferença entre os canais no vulcão e a planície "lisa" abaixo. Os canais foram provavelmente esculpidos por lava, mas a água pode ter fluído também.
 

 
Imagens do segmento sudeste do vulcão gigante Monte Olimpo, que se eleva a cerca de 22 km acima da planície circundante. Isso é mais que o dobro da altura de Mauna Kea, o vulcão mais alto da Terra a 10 km, quando medido a partir de sua base oceânica ao cume. Esta imagem em 3D mostra o vulcão que pode ser visto usando óculos enteroscópicos com lentes azuis e vermelhas.

 
Mapa topográfico colorido mostra as diferenças de altitude no vulcão Monte Olimpo, em Marte. A transição entre os flancos do vulcão (em branco, vermelho e amarelo) para o penhasco íngreme (em verde e azul) e as planícies suaves (azul escuro) pode ser vista claramente.
 
 
 
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...