terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Homem encontra cogumelo gigante de mais de 12 quilos na Espanha


O farmacêutico espanhol Luis Conde mostra o cogumelo de mais de 12 quilos


Durante o outono são comuns nas florestas da Espanha os procuradores de cogumelos, e um deles, em um fato inusitado, encontrou um exemplar de mais de 12 quilos e 65 centímetros de diâmetro na província ocidental de Salamanca.


Luis Conde, farmacêutico de profissão e membro da Sociedade de Micologia de Salamanca, encontrou um exemplar de "Inonotus dryaedus" destas características, e o expõe em sua farmácia na cidade de Cáceres (oeste), cujos moradores poderão vê-lo durante a próxima semana.


Conde comentou que nos mais de 20 anos que está indo ao campo para coletar cogumelos, nunca tinha encontrado um com estas características, o que supôs "uma grande alegria".


Nos livros, esta variedade descrita pode alcançar mais de 65 centímetros, explicou, embora sejam exemplares muito raros, "e por este motivo vou expor ele durante uma semana, para que o povo venha vê-lo e possa fotografar".


Trata-se de um fungo que se desenvolve rapidamente na madeira dura de azinheira ou de carvalho, assinalou Conde, e que facilmente pode derrubar grandes árvores porque, especialmente os exemplares maiores quando ainda estão vivos, costumam penetrar através de uma ferida no tronco.


Quando é ainda jovem, produz um exsudato em forma de gotinhas de líquido da cor do óxido "de uma beleza espetacular", assegurou o farmacêutico.


Mas nem Luis nem sua família, todos eles amadores dos cogumelos, poderão degustá-lo já que não é apto para o consumo devido a sua dureza.


No entanto, resta a satisfação de tê-lo achado e de poder expô-la em seu estabelecimento.
 


Fonte: Vírgula

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...