quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Maias utilizavam bolas de argila para cozinhar

Artefatos de bolas de argila muito semelhantes foram encontrados em locais próximos, sugerindo que essa técnica de aquecimento foi difundida e utilizada por todos os membros da sociedade (Reprodução)


A escavação de uma cozinha maia no México encontrou inúmeras bolas de argila cozidas que contêm resíduos microscópicos de alimentos, como milho, feijão e raízes.


Setenta e sete bolas de cerca de 2,5 a 5 centímetros de diâmetro, e centenas de fragmentos foram descobertos em Escalera al Cielo, em Yucatán. Elas são feitas de argila da região e têm mais de mil anos de idade.


Pesquisadores dos Estados Unidos trabalharam com a faculdade de Millsaps e com o Instituto Nacional de Antropologia e Historia (INAH) do México para investigar em quais técnicas de cozimento essas bolas eram utilizadas.


“Nós acreditamos que as bolas eram usadas pelos Maias ​​tanto em fornos primitivos (buracos feitos no chão) ou aquecidas e colocadas diretamente em vasos com sopas/guisados​​, ou talvez usadas para manter a comida quente”, escreveu a coautora do estudo, Stephanie Simms, da Universidade de Boston, em um e-mail.


“Nós não temos nenhuma evidência direta de uma lareira ou forno primitivo – as bolas de argila parecem estar em um local de armazenamento no canto de trás de uma cozinha, onde elas poderiam ser reunidas e recicladas/reutilizadas – por isso, também é possível que elas tenham sido utilizadas de outra maneira, talvez aquecidas no fogo e colocadas diretamente na panela de cozimento”.


O cozimento em um forno primitivo pode variar de uma a duas horas até um dia ou mais. Como os recursos de pedras adequadas para o uso na região eram limitados, as bolas de argila podem ter sido utilizadas em vez disso.


“Este método de cozimento do Maias envolve cavar uma cova rasa, forrando-o com pedras, acender um fogo em cima das pedras e esperar até que ele seja reduzido a brasas, em seguida, colocar os embrulhos de alimentos (milho ou outro) enrolados em folhas ou raízes de mandioca, abóboras, no topo das pedras aquecidas, e cobri-las com terra e folhas para selar o calor”, explicou Simms.


Escalera Al Cielo foi uma povoação de classe superior que foi ocupada entre os anos 800 e 950 d.C., e rapidamente abandonada no final desse período.


Artefatos de bolas de argila muito semelhantes foram encontrados em locais próximos, sugerindo que essa técnica de aquecimento foi difundida e utilizada por todos os membros da sociedade. O estudo foi publicado no Journal of Archaeological Science.



Fonte: Epoch Times

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...