quinta-feira, 10 de abril de 2014

Imagens mostram índios isolados em região remota do Acre







Povo vive sem contato com o mundo externo. Outros índios da área alertam que eles estão sob pressão de madeireiros.
 
 
A agência de notícias Reuters divulgou, na sexta-feira (28), imagens de um sobrevoo numa região perto do Igarapé Xinane, no estado do Acre, próximo ao Peru, onde vivem índios que não mantêm contato com o mundo externo, possivelmente por preferirem viver assim.


Por isso, são chamados não-contactados ou isolados pelos antropólogos. As fotos são de terça-feira. Índios ashaninkas, que também vivem na região e têm contato com o "homem branco" e com esses índios isolados chamaram a atenção de ONGs e autoridades para o risco de os não-contactados estarem sendo pressionados pela ação de madeireiros ilegais peruanos.


Em algumas das fotos aparecem objetos que aparentam ser de metal, como uma panela. Os índios isolados podem possuir esses utensílios porque os furtam de outros indígenas ou demais pessoas que vivam nas redondezas.


Também há casos em que indigenistas deixam facas, panelas e ferramentas em determinados locais na mata para os isolados recolherem, justamente para evitar que entrem em conflito com madeireiros ou garimpeiros, por exemplo.


De forma geral, os isolados não vivem assim por desconhecer o mundo externo, mas porque voluntariamente evitam fazer contato com ele.


Atualmente, a política brasileira para esses indígenas é de deixá-los sem contato enquanto assim desejarem.


A Funai trabalha para restringir o acesso de pessoas estranhas a seus territórios. Historicamente, quando os povos indígenas têm o primeiro contato com o "homem branco" o resultado costuma ser desastroso: muitos morrem por doenças ou o encontro acontece já numa situação de disputa por terras.




Fonte: G1

Um comentário:

Unknown disse...

PENSEI QUE O ACRE FOSSE UMA ÁREA REMOTA

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...