segunda-feira, 5 de maio de 2014

Múmia egípcia é encontrada com seu cérebro, mas sem coração



Uma múmia egípcia foi encontrada com o cérebro intacto, mas sem seu coração. Além disso, foi encontrada uma placa em seu abdômen, que deve ter sido usada em algum ritual de cura, segundo uma equipe de pesquisadores que examinaram o corpo feminino com tomografia computadorizada.


A mulher provavelmente viveu há cerca de 1700 anos atrás, numa época em que o Egito estava sob domínio romano e o cristianismo estava se espalhando, de acordo com a datação por radiocarbono. 


A moça, que tem seu nome desconhecido, deve ter morrido entre os 30 e 50 anos. Como muitos egípcios, tinha terríveis problemas dentários e perdeu muitos dentes.


A prática da mumificação estava em declínio quando a cultura romana e o cristianismo tomaram conta do país. Mas esta mulher e sua família eram aparentemente fortes em suas crenças egípcias tradicionais, já que insistiram no procedimento.


Os exames mostram que para remover seus órgãos, os embalsamadores abriram um buraco através do períneo e retiraram o intestino, estômago, fígado e até mesmo o coração da mulher. 


Seu cérebro, entretanto, foi deixado intacto. Especiarias e líquens foram espalhados sobre a cabeça e abdômen, ela estava enrolada e, presumivelmente, foi colocada em um caixão. Seu lugar de descanso final foi provavelmente perto de Luxor.


Antes que os embalsamadores terminassem o trabalho, encheram o buraco no períneo com lençóis e resina. Eles também colocaram duas placas finas em sua pele. Isto pode ter sido feito com a intenção de ‘curar’ o dano causado ao corpo durante o ritual.


A múmia e seu caixão agora repousam no Redpath Museum, na Universidade McGill, em Montreal.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...