quinta-feira, 31 de julho de 2014

Dinossauros encolheram por milhões de anos para evoluir a aves, diz estudo



Um novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, revelou como os imensos dinossauros evoluíram para pássaros. Com base na árvore genealógica detalhada dos dinossauros e dos descendentes de aves, eles descobriram que os animais pré-históricos foram encolhendo durante mais de 50 milhões de anos.


Segundo eles, o ramo dos dinossauros terópodes, do qual fazem parte os tiranossauros, deu origem aos pássaros modernos, pois os terópodes eram os únicos animais que continuaram diminuindo de tamanho. O estudo foi publicado na revista "Science".


De acordo com o principal autor do estudo e professor da Universidade da Escola de Ciências da Terra e do Ambiente de Adelaide e do Museu do Sul da Austrália, Michael Lee, as aves são resultado dos dinossauros que diminuíram de tamanho ao longo dos anos.


"Ser menor e mais leve numa terra com animais gigantes, tendo rápida capacidade de evolução e adaptações anatômicas, fez com que essas aves ancestrais tivessem mais oportunidades de sobreviver, já que tinham como subir em árvores, deslizar e voar. Esta flexibilidade evolutiva ajudou as aves a sobreviver ao impacto dos meteoritos que mataram todos os dinossauros", afirma Lee.


"Essas aves ancestrais também evoluíram com novas adaptações, como penas e asas, quatro vezes mais rápido que outros dinossauros", afirma Darren Naish, coautor do estudo e paleontólogo da universidade.


Gareth Dyke, outro coautor do estudo e professor de paleontologia de vertebrados da Universidade de Southampton, acrescenta: "Os dinossauros que tinham relações mais estritas com as aves são todos pequenos, e muitos deles - como o microraptor - tinham alguma capacidade de subir e deslizar ", destaca.
 
 
O estudo examinou mais de 1.500 traços anatômicos de dinossauros para reconstruir a árvore genealógica do animal pré-histórico. Os pesquisadores usaram modelos matemáticos sofisticados para rastrear a evolução e adaptações do tamanho dos animais ao longo do tempo.


Os paleontólogos concluíram que os dinossauros que viraram aves eram evolutivos de outras linhagens. "Os dinossauros evoluíram e diminuíram de tamanho, sobrevivendo onde seus parentes maiores não podiam", finaliza Lee.


A equipe internacional também incluiu Andrea Cau, da Universidade de Bolonha e do Museu Geológico Giovanni Capellini.



Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...