sábado, 23 de agosto de 2014

Flauta de 9000 anos de idade encontrada na China




Arqueólogos chineses descobriram seis flautas do período neolítico que, de acordo com testes de carbono, têm cerca de 9.000 anos de idade. Apesar da idade dos artefatos, estão em bom estado de conservação. 


As flautas foram feitas de ossos de Grou da Manchúria – uma ave – e têm de 5 a 8 furos. Foram descobertas em Jiahu, uma região central da província de Henan. Algumas das flautas ainda funcionam perfeitamente.


O que é interessante é que a música tocada nessa antiga flauta de sete furos corresponde a uma escala de tons extremamente semelhante à escala de oito notas usada atualmente. Embora isso pareça um pequeno detalhe, é uma descoberta importante e, ao mesmo tempo, surpreendente. 


As notas musicais e a escala de tons que usamos atualmente tem uma harmonia bem específica e são baseadas em complexas propriedades acústicas. 


Teria sido mera coincidência que as pessoas de povos antigos que inventaram essas flautas há mais de 9.000 anos fossem capazes de chegar a escalas musicais que requerem avançados conhecimentos de complexas propriedades acústicas? Seria mero acaso?


Flautas antigas não são nenhuma novidade. Em 2008, em uma caverna na Alemanha, foi descoberta a ‘Hohle Fels Flute’, uma flauta de cinco furos feita de osso de asa de abutre. Tem mais de 40.000 anos. Nessa mesma caverna foi encontrada a mais antiga estatueta de Vênus, que remonta 35.000 a 40.000 anos.


A existência desses antigos artefatos são realmente surpreendentes e podem nos fazer perguntar “como” e “por quê”. A maioria das pessoas acredita que os povos antigos eram primitivos e selvagens, que viviam como animais. 


É difícil imaginar que os povos antigos tocavam música da mesma forma que fazemos agora, a menos, é claro, que o que sabemos sobre eles e suas “vidas primitivas” esteja totalmente errado – algo que muitos estudos já começaram a descobrir e a provar.


A área do Vale Central do Rio Amarelo, na região central de Henan, é um tesouro arqueológico e, ainda que apenas 5% de seu sitio arqueológico já tenha sido escavado, milhares de artefatos, casas, vasos de cerâmica e muitas outras coisas já foram descobertas lá.


Você pode ouvir a música tocada nesse antigo instrumento de 9.000 anos de idade aqui.



Fonte: Epoch Times

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...