sábado, 16 de agosto de 2014

Ouça música que vem dos anéis do tronco de árvore



Conheça a surpreendente música que foi criada a partir das características dos anéis do tronco de uma árvore.  O músico alemão Bartholomäus Traubeck criou um toca-discos especial que toca notas de piano a partir de informações contidas nos anéis do tronco de árvore.


Porém, o funcionamento desse toca-discos é bem diferente de um convencional. Em vez de uma agulha que lê sulcos de um disco de vinil, o equipamento possui sensores ópticos que transformam informações, tais como a cor e a textura da madeira, num algoritmo que traduz e transforma essas informações na forma de notas musicais. De cada seção tronco é extraída uma música única.


Bartholomäus Traubeck gravou um álbum intitulado “Years” (em português, “Anos”), em que há músicas feitas com base em pinheiros, freixos, carvalhos, bordos, nogueiras, amieiros e faias. Years é uma alusão ao fato de que os aneis nos troncos de árvores vão se formando ano após ano.


Os anéis são um registro das condições ambientais como níveis de chuva, secas, incêndios florestais, etc. Anéis mais claros indicam um crescimento rápido, enquanto os mais escuros indicam o contrário. As secções do tronco de uma árvore não são uniformes e cada uma delas conta sua própria história.


Ouça a música que Traubeck encontrou:







Fonte: Epoch Times

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...