sábado, 11 de outubro de 2014

Arqueólogos descobrem restos mais antigos de um pré-neandertal já encontrado


 
 
Material encontrado na Normandia pode revelar novos conhecimentos sobre a evolução destes seres.
 
 
Arqueólogos encontraram os restos mais antigos de um normando já descobertos. O material estava numa curva do Rio Sena, perto de Ruão, na região da Normandia, na França. 
 
 
Os três ossos do braço esquerdo de um pré-neandertal podem revelar novas informações sobre um período pouco conhecido. Em especial, podem ajudar os cientistas a entender a evolução dos caçadores atarracados e musculosos que morreram entre 30 mil e 40 mil anos atrás, logo após os primeiros humanos chegarem onde hoje é a Europa.
 
 
Segundo o paleontólogo Bruno Maureille, do Centro de Pesquisa Científica da França, a descoberta dos ossos, feita mais precisamente na região de Tourville-la-Rivière, é considerada excepcional por ser referente a um período com poucos fósseis.


Jean-Philippe Faivre, que também atua no centro, disse que, embora descobertas semelhantes tenham sido feitas no Reino Unido e na Alemanha, a descoberta na Normandia "preenche uma lacuna no conhecimento sobre como eles evoluíram nessa área geográfica, e como se adaptaram ao seu ambiente".


O debates sobre as origens dos neandertais continuam, mas eles parecem ter evoluído na Europa de forma isolada. Um especialista disse que a nova descoberta tem ecos da descoberta de "Boxgrove Man", cuja tíbia fossilizada foi encontrada em West Sussex, em 1993.


Os ossos do braço - úmero, rádio e ulna - foram encontrados por arqueólogos do Instituto Nacional Francês para a Investigação Arqueológica Preventiva, ao final de uma escavação de quatro meses e meio em setembro de 2010 e levou até agora para que a análise científica fosse concluída.


Os ossos vêm de uma única pessoa cujo sexo não é conhecido, mas que pode ter sido um adolescente mais velho ou um adulto. Os fósseis e a ocupação humana no local pré-histórico datam de 236 mil a.C. a 183 mil a.C.


Os arqueólogos já sabiam há muito tempo sobre a presença de animais em Tourville. A primeira escavação ocorreu na região em 2008, seguida pela escavação de 2010, em uma pedreira de areia e cascalho que produziu a mais recente descoberta.




Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...