sábado, 11 de outubro de 2014

Sapo com língua super pegajosa deixa cientistas de boca aberta



Anfíbio com esta potência lingual é o sapo-de-chifres, famoso por apanhar presas de grande tamanho, como cobras, lagartos e roedores.


Um sapo comum na América do Sul tem uma língua tão pegajosa que consegue gerar uma força correspondente a três vezes seu peso corporal, anunciaram cientistas.


O anfíbio com esta potência lingual é o sapo-de-chifres ("Ceratophrys ornata"), famoso por apanhar presas de grande tamanho, como cobras, lagartos, caranguejos e roedores.


Curiosos para compreender esta habilidade do anfíbio, Thomas Kleinteich e Stanislav Gorb, especialista em biomecânica da Universidade Christian Albrecht, em Kiel, norte da Alemanha, dispôs guloseimas suculentas atrás de um painel de vidro sensível a pressão.


De olho na refeição, o sapo grudou a língua no vidro, habilitando a equipe a medir a força de tração da língua do animal.


A grande surpresa, segundo os cientistas, foi que a viscosidade não se origina em grande parte do muco que recobre a língua do anfíbio. Ao contrário, é a textura da superfície da língua e as qualidades de seus tecidos subjacentes que mais provavelmente dão potência à sua força aderente.


"Dados experimentais mostram que as línguas dos sapos podem ser mais bem comparadas com adesivos sensíveis à pressão, que têm uso mais comum em fitas ou selos adesivos", destacou o estudo publicado no periódico Scientific Reports.




Fonte: Band

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...