terça-feira, 25 de novembro de 2014

Arqueólogos encontram vasilha romana repleta de moedas na Holanda



Um grupo de arqueólogos encontrou um tesouro romano composto por uma vasilha repleta de moedas de prata, pulseiras e um broche nas imediações de Haia (Holanda), um achado que desde esta terça-feira é exposto no Museu Histórico da cidade.


A vasilha apareceu quando os operários trabalhavam em uma nova conexão entre a zona residencial de Ypenburg e a estrada de circunvalação de Haia, centro administrativo da Holanda.


Com a passagem dos séculos, o tesouro tinha se solidificou em uma única massa, mas os especialistas foram capazes de separar as diferentes peças que pertencem à época romana, explicou hoje à Agência Efe um porta-voz da Prefeitura de Haia.


Os arqueólogos encontraram até 107 moedas de prata, três pares de pulseiras do mesmo material, um broche prateado e várias bolinhas de cristal que poderiam proceder de algo no interior da vasilha.


Segundo as fontes consultadas pela Agência Efe, as moedas são de prata e nelas é possível observar o rosto de alguns dos imperadores que governaram o Império Romano, como é o caso de Nero, Oton e Marco Aurélio.


O tesouro pode ter sido enterrado de propósito para realizar uma oferenda ou para protegê-lo de um perigo iminente como um ataque do inimigo, suspeitam os especialistas.


"A pesquisa arqueológica demonstra que uma vez houve um assentamento romano na zona", pois não é a primeira vez que aparecem restos desta civilização por ali, destacaram as fontes que indicaram que "não é habitual descobrir este tipo de tesouros em áreas rurais".


O objeto é exposto desde hoje até 7 de dezembro no Museu Histórico de Haia como parte da mostra "Arqueologia por trás das dunas". 




Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...