quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Machado de 5.500 anos é encontrado intacto na Dinamarca



 
 
Os arqueólogos acreditam que os objetos foram enterrados como parte de uma ‘oferta’ de um ritual à beira do mar durante a Idade da Pedra.
 
 
Uma pesquisa arqueológica realizada na Dinamarca encontrou algo impressionante: um machado de pedra com o cabo de madeira de 5.500 anos de idade ainda intacto. 


O objeto foi encontrado enterrado em uma camada de argila, o que permitiu a preservação da madeira ao longo dos milênios, afirmaram os arqueólogos do Museu Lolland-Falster. As informações são da NBC News.


O cientista Søren Anker Sørensen disse em um comunicado à imprensa que a escavação também permitiu a descoberta de uma espécie de pá e dois arcos e 14 outros instrumentos, tudo encravado na terra. 


Os arqueólogos acreditam que os objetos foram enterrados como parte de uma ‘oferta’ de um ritual à beira do mar durante a Idade da Pedra. “Quando, de repente, percebemos que tínhamos realmente encontrado mais de um machado, sabíamos que este era um achado muito especial”, disse ele.


Os cientistas do museu defenderam que estas descobertas provam, mais uma vez, a importância da costa para oferendas e rituais daquela época. Além destes achados recentes, foram encontradas na região as primeiras pegadas da Idade da Pedra na Dinamarca.


O local onde o machado foi encontrado fica a leste da Rodbyhavn, um porto no litoral sul de Lolland, a mais meridional das grandes ilhas da Dinamarca. 


Nesta região, existe o projeto para um novo túnel para trens e automóveis iria fornecer um acesso mais rápido da Alemanha para Lolland e para outras partes da Dinamarca e da Suécia.





Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...