quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Múmia de mil anos encontrada em posição fetal será exibida na França








 
 
Arqueólogos acreditam que corpo encontrado no Peru é de uma mulher de 50 anos de idade.
 
 
Arqueólogos franceses estão preparando cuidadosamente uma múmia peruana de mil anos de idade para uma exposição.
 
 A múmia, uma mulher que se acredita ter tido em torno de 50 anos de idade quando ela foi enterrada no antigo templo abandonado de Pachacamac, perto de Lima, deve ser exposta ao público no Musee de Confluences, em Lyon, no final deste mês.


Ela fará parte de uma exposição que vai explorar representações humanas da morte em diferentes idades e culturas de todo o mundo.


Os arqueólogos têm o cuidado de preservar a frágil múmia, mantendo-a na mesma posição fetal de quando foi descoberta em 2012.


Mais de 80 múmias e esqueletos foram encontrados em Pachacamac, cerca de 25 quilômetros da capital peruana, incluindo de bebês e crianças, que se acredita que foram mortos em um ritual, em um túmulo de mil anos de idade.


Além desses achados incríveis, mais 70 corpos - semelhante ao da múmia peruana prestes a ir em exibição - foram encontrados espalhados ao redor dos corpos ritualizados no túmulo. A maioria estava em posição fetal e embrulhado - que ajuda a explicar a sua preservação extraordinária.


O local de 600 hectares, que foi descoberto pela Université Libre de Bruxelas, está entre os antigos templos mais importantes já descobertos - a par com a Machu Picchu e Linhas de Nazca.


A população de Pachacamac viveu ali dos anos 800 a 1450 e seguiam o deus Pacha Kamaq – que, para o povo, teria criado o primeiro homem e a primeira mulher. Segundo estudiosos, os habitantes construíram 17 pirâmides, e depois fundiram-se com os Incas.




Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...