quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Algumas novas espécies encontradas em 2014



Uma nova espécie de musaranho, mamífero da ordem Soricomorpha, foi descoberta no deserto da Namíbia. Embora o animal seja parecido com um rato, o seu DNA compartilha mais com os elefantes, tendo uma tromba em miniatura e cabelo cor de ferrugem, segundo o Daily Mail. Apelidado "Macroscelides Micus", o mamífero vive em uma região isolada do sudoeste da África, razão pela qual não foi descoberto antes.






Cientistas da Universidade de Freiburg, na Alemanha, descobriram uma nova espécie de vespa-aranha, a vespa casa de ossos (D. ossarium), no sudeste da China, que constrói o ninho para seus filhotes com formigas mortas.  A fêmea adulta da "vespa casa de ossos" (D. ossarium) é encontrada em seu habitat natural em floresta no sudeste da China, em foto tirada em data desconhecida.





Um inseto da família Megaloptera pode ser considerado o maior exemplar aquático do mundo. O espécime foi encontrado em uma montanha de Chengdu, na província Sichuan, na China. O inseto tem asas com 21 cm e ainda não há muitas informações sobre ele. Segundo pesquisadores do Museu de Insetos da China Ocidental, o exemplar é conhecido entre os entomologistas como um indicador da qualidade da água por ser altamente sensível a qualquer variação do pH.





Cientistas descobriram uma nova espécie de efemérida no sul dos Gates Ocidentais, uma cadeia de montanhas ao longo da costa oeste da Índia. Esta é a primeira vez que uma efemérida pertencente ao gênero Labiobaetis foi coletada nesse local. A nova espécie, chamada Labiobaetis Soldani, é uma larva de antenas amarelo-claro, e cresce até cerca de 5 milímetros de comprimento.





Uma nova espécie de morcego dourado foi descoberta na Bolívia pelo pesquisador brasileiro Ricardo Moratelli. O Myotis midastactus foi descrito na revista científica "Mammalogy" por Moratelli, da Fundação Oswaldo Cruz, do Rio de Janeiro, e Don Wilson, do Instituto Smithsoniano, de Washington. Anteriormente, o animal vinha sendo erroneamente identificado na América do Sul como um Myotis simus. No entanto, uma análise mais detalhada de espécimes de museu provou que se tratava de uma espécie diferente. Acredita-se que ela seja encontrada apenas na Bolívia. A característica mais marcante deste morcego é a sua curta pelagem amarelo-dourada





De tamanho pequeno, aproximadamente 30 cm, a espécie Atractus spinalis foi identificada na Serra do Espinhaço, no Parque Nacional da Serra do Cipó.





Testes genéticos descobriram uma nova subespécie do tarsius filipino, um dos menores primatas do mundo. Anteriormente, taxonomistas usaram características físicas, como a proporção corporal, a cor e comprimento dos pelos, para determinar a existência entre três e sete subespécies desse raro mamífero noturno. Para confirmar a teoria, Rafe Brownof, da Universidade de Kansas, e outros pesquisadores examinaram amostras de DNA coletadas de tarsius ao longo do sudeste das Filipinas.




Duas novas espécies foram descobertas no mar da Austrália. Elas foram nomeadas oficialmente como Dendrogramma enigmatica e Dendrogramma discoides. As criaturas são discos planos com cerca de 1 cm de largura. Dentro dos discos, uma espécie de "ventoinha" de tubos digestivos fornece nutrientes. O centro da "boca" abre-se para o caule, e é, provavelmente, tanto para comer quanto para eliminar resíduos (muitas espécies primitivas têm esse único intestino). Das duas novas espécies, uma tem uma haste mais curta e o disco menor em comparação com a outra, embora a diferença seja de apenas alguns milímetros.




Dezoito espécies de animais integrantes da meiofauna (composta por organismos com menos de meio milímetro e que vivem entre grãos de sedimentos do mar) foram descobertas no litoral brasileiro. Na imagem, a perspectiva dorsal da Crasiella fonseci.




Uma nova espécie de peixe da família Rivulidae foi descoberta numa pequena área na cidade de Encruzilhada do Sul (RS). O Austrolebias bagual, que ainda não possui nome popular, foi oficialmente descrito no mês de outubro. Na imagem, a fêmea dessa nova espécie. Este grupo, chamado 'peixes anuais', possui ciclo de vida único: por viverem em poças temporárias, os indivíduos adultos morrem a cada vez que a seca atinge a região. Os peixes anuais são considerados o grupo de água doce mais ameaçado de extinção no Brasil, especialmente em virtude da perda de habitats.





O macho da nova espécie Austrolebias bagual, descoberta na cidade de Encruzilhada do Sul (RS), tem apenas cinco centímetros, a nadadeira dorsal possui manchas negras dispostas verticalmente e o corpo é marrom claro acinzentado, com algumas listras negras dispostas verticalmente, tendendo a desaparecer na parte traseira do corpo. 





 Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...