segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Descobertas 18 novas espécies de moluscos marítimos no litoral de Cuba

 Astyris hartmanni


Uma equipe de pesquisadores hispânico-cubanos descobriu 18 novas espécies de moluscos marítimos gastrópodes no litoral da província de Guantánamo, em Cuba, informou a imprensa local.


Das novas espécies, 16 foram encontradas na Baía de Taco, próximo à cidade de Baracoa e do Parque Nacional Alejandro de Humboldt (Patrimônio Natural da Humanidade); enquanto as outras duas espécies foram localizadas na Reserva Ecológica Maisi Caleta, informou o jornal "Venceremos".


Com esta nova contribuição ao conhecimento da biodiversidade, somam 502 os tipos de moluscos catalogados pela ciência cubana, o que "oferece possibilidades para a conservação da fauna nessas áreas protegidas", segundo a publicação.


A equipe fez quatro pesquisas na região, em setembro de 2013, e depois em março, junho e agosto de 2014, na cidade de Nibujon e nas Baías de Taco e Yamanigüey.


Os moluscos marítimos gastrópodes encontrados se referem a caracóis, lesmas e lebres de mar, caracterizados por possuir uma cabeça de tentáculos sensoriais, um corpo geralmente protegido por uma concha e um pé ventral muito desenvolvido que permite a locomoção por deslizamento.


Atualmente, cerca de 30 mil espécies de gastrópodes que habitam os meios aquáticos são conhecidas, a classe mais numerosa é a de moluscos. 




Especies descobertas em Baracoa
 

Costoanachis geovanysi
Astyris hartmanni
Astyris joseantonioi
Intelcystiscus mariae
Granulina benitoi
Granulina eideri
Granulina oneili
Osvaldoginella alejandrae
Gibberula laritzae
Gibberula norvisae
Dentimargo tonyi
Eratoidea espinosai
Prunun tacoensis
Mitromorpha bella
Acteon baracoensis
Turbonilla calina
 

En Maisí
 

Dentimargo osmayi
Dentimargo rogeri




Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...