segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Em busca de ossada, equipe encontra caixão com iniciais de Cervantes

Pedaço de caixão com as iniciais M.C., encontrado por equipe que buscava restos mortais de Cervantes


Cientistas que há meses buscavam os restos mortais do escritor espanhol Miguel de Cervantes, morto em 1616, anunciaram no domingo (25) ter descoberto um caixão marcado com iniciais M.C. 


A ossada será analisada para que os pesquisadores determinem se de fato corresponde ao autor de "Dom Quixote". Mas as pistas até então já apontavam, há meses, para a localização de Cervantes na igreja das Trinitárias de Madri, onde o caixão foi encontrado. 


A pesquisa vem sendo feita por uma equipe multidisciplinar de especialistas e acompanhada com ansiedade pelo público espanhol. As buscas enfrentam uma série de dificuldades materiais, já que a igreja original, de 1612, foi modificada em 1673. 


O trabalho sofreu uma recente reviravolta com a descoberta de seis tumbas, o que levou o time de cientistas à hipótese de que a construção original não tivesse sido destruída, como se pensava. 


Encontrar os restos de Cervantes era um sonho antigo de pesquisadores da área, que têm utilizado na expedição métodos que incluem microcâmeras e radares geológicos. 


A confirmação dependerá de indícios como mostras do impacto de um projétil de arcabuz (antiga arma de fogo) ou a mão esquerda atrofiada.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...