sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Pesquisadores tentam entender o mistério da cobra virgem que conseguiu originar vários filhotes



Os milagres não são exclusivos da espécie humana: também entre os animais podem ocorrer situações inexplicáveis, cujas causas estão fora do alcance da ciência. Sendo assim, não houve uma Virgem Maria, mas Thelma, uma cobra de 6 metros de comprimento do zoológico de Louisville, nos EUA.


Thelma pôs 61 ovos que deram origem a seis crias saudáveis – algo totalmente dentro do normal, salvo um pequeno detalhe: ela vivia há quatro anos no zoológico e ainda não tinha conhecido nenhum macho de sua espécie. 


De fato, estudos científicos revelaram que a cobra era virgem e que sua reprodução não teve a participação de um macho. 


Esta ocorreu após seus óvulos se fundirem com uma substância gerada pela divisão de suas células, o chamado glóbulo polar, que desempenhou o papel de um espermatozoide, fazendo que o óvulo se desenvolvesse em um embrião. Cada um de seus filhotes continha duas cópias da metade de seus cromossomos, ou seja, eram metade clones de sua mãe.


Embora ainda não se conheçam as causas naturais de um fenômeno tão estranho, os cientistas estão descobrindo que nascimentos de mães virgens podem ocorrer em muitas espécies: anfíbios, répteis, peixes cartilaginosos e ósseos e aves. E entre humanos, será mesmo possível?



Fonte: History

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...