segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Sucuri de 3,6 metros é encontrada em esgoto na Zona Sul de Porto Velho

Sucuri foi encontrada durante limpeza de esgoto (Foto: Cabo Prestes/Arquivo Pessoal)
Animal ficou por cerca de 5 horas na área da casa de agente ambiental. No mesmo dia, jiboia de 1,5 metro teve que ser resgatada dentro de escola.
Uma cobra sucuri de 3,6 metros, pesando quase cinco quilos, foi encontrada em um esgoto no bairro Monte Sinai, na Zona Sul de Porto Velho, na última terça-feira (6).


Uma máquina da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb) fazia uma limpeza no canal quando o animal foi localizado. Um dos trabalhadores fez uma foto e postou em um grupo de mensagens, mobilizando o cabo Prestes, da Polícia Ambiental da capital, que capturou o réptil.


"Como não havia uma viatura disponível para pegar a cobra naquela hora, eu a levei para casa", conta o agente, que ficou com o animal em sua residência de 15h30 às 20h, até a chegada da patrulha da Polícia Ambiental. Na casa, a cobra ficou na área de serviço, dentro de um saco de estopa. "Fiquei tranquilo. Sou biólogo e já lidei muito com esse tipo de animais", afirmou Prestes.


Após cerca de cinco horas, a viatura da Polícia Ambiental chegou para resgatar o réptil. Na hora da chegada, a patrulha recebeu outro chamado, desta vez para capturar uma jiboia de 1,5 metro na Escola Estadual Padre Mário Castagna, também na Zona Sul. Após o segundo resgate, os dois animais foram soltos da Estação Ecológica da Usina Hidrelétrica de Samuel.




Época de chuvas




Segundo o cabo Prestes, nesta época do ano, o chamado inverno amazônico, quando chove muito, é comum animais procurarem abrigo nas cidades. Por isso, o agente ambiental recomenda que, caso a população se depare com os bichos, as autoridades competentes sejam procuradas, porque, mesmo que os animais não sejam peçonhentos, acidentes podem acontecer.


"A sucuri resgatada no esgoto não é venenosa, por exemplo, mas é uma serpente constritora e tem uma mordida muito forte", explica.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...