sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Conheça a floresta de 10 mil anos que foi descoberta submersa na costa inglesa

Todas as fotos © Rob Spray

 

 
Apesar de livros e filmes sobre arqueólogos e pesquisadores que encontram verdadeiros tesouros da História, nunca imaginamos ser possível descobrir, do nada, uma peça histórica de relevância. 
 
 
Contudo, foi isso que aconteceu com a inglesa Dawn Watson, de 45 anos, que encontrou uma floresta que data de 10 mil anos atrás durante um mergulho na costa de Norfolk, na Inglaterra.


A cerca de 300 metros da praia, ela percebeu uma saliência escura na areia e, à princípio, pensou se tratar de partes de uma embarcação afundada. 
 
 
Mas bastou um pouco mais de atenção para perceber que se tratava de uma árvore, com galhos e folhas, que hoje se tornou casa para caranguejos e estrelas do mar.


Watson, que é fundadora de uma associação para a preservação da vida marinha, não deixou a descoberta passar batida e entrou em contato com pesquisadores, que confirmaram se tratar de partes de uma área pré-histórica chamada Doggerland. 
 
 
Segundo os estudiosos, “a área era tão extensa que os caçadores poderiam atravessá-la a pé e chegar até a área onde fica a atual Alemanha”.


A floresta teria ficado submersa devido a uma tsunami que atingiu a região há 8 mil anos e permaneceu escondida pela areia até então. 
 
 
Fortes tempestades que atingiram a região em 2013 podem ter contribuído para remover o banco de areia que encobria as árvores – nesse mesmo período, florestas submersas também foram encontradas na costa de Wales e Cornwall, ambas na Inglaterra.


Essas descobertas são essenciais para entendermos melhor como era a natureza na era Mesolítica. Veja algumas imagens da floresta submersa em Norfolk:
 
 





 
 
 
 
Fonte:  Hypeness

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...