sexta-feira, 10 de abril de 2015

Cientistas 'resgatam' o Brontossauro: gênero de fato existiu, segundo estudo




 
 
Gênero foi revelado em 1879; depois constatou-se que era um Apatossauro. Novas evidências mostram que 'Bronto' era mesmo um gênero à parte.
 
 
Paleontólogos estão recuperando a reputação do Brontossauro mais de um século depois de a espécie ter sido considerada cientificamente inválida e o famoso dinossauro ter sido classificado apenas como um dos gêneros do Apatossauro.
 
 
Cientistas revelaram na terça-feira (7) uma extensa análise de fósseis de Brontossauro, descobertos pela primeira vez nos anos 1870, e de dinossauros com relação próxima. A conclusão foi de que o herbívoro com imenso pescoço não era um Apatossauro, merecendo, assim, recuperar sua denominação original.


O paleontólogo Emanuel Tschopp, da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, enumerou importantes diferenças anatômicas entre as duas espécies, sendo o Apatossauro de compleição maior e dono de um pescoço mais largo do que o Brontossauro.


"As diferenças entre o Apatossauro e o Brontossauro são numerosas o bastante para ressuscitar o Brontossauro como um gênero separado do Apatossauro", disse Tschopp.


O Brontossauro, que viveu na América do Norte cerca de 150 milhões de anos atrás, no período jurássico, tinha cerca de 22 metros de comprimento e pesava em torno de 40 toneladas.


"O Brontossauro e o T. Rex são os dois nomes de dinossauros mais populares de todos os tempos", disse o paleontólogo Octávio Mateus. "Mesmo 112 anos após os paleontólogos o considerarem inválido, o nome Brontossauro ainda ecoa na cultura popular. É, de fato, um nome de dinossauro muito legal."
 
 
 
 
 
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...