quarta-feira, 24 de junho de 2015

8 milhões de múmias de cachorros são encontradas em templo de Anúbis





Arqueólogos descobriram cerca de oito milhões de múmias de cães em uma área próxima a um templo dedicado a Anúbis, em Saqqara - desde filhotes com apenas horas de idade até cães adultos estavam no local. A descoberta, descrita na revista Antiquity, foi atribuída a um período mais recente do antigo Egito (de 664 até 322 a.C.).


O templo é localizado na capital antiga do Egito: Mênfis. Acredita-se que os locais cruzariam cães e produziriam filhotes para ser sacrificados como sinal de gratidão aos deuses.


As catacumbas caninas foram documentadas pelos idos de 1897, mas foi só em 2011 que pesquisadores começaram a escavar os longos túneis da instalação. 


E quando falamos longos, não estamos mentindo - são 173 metros do corredor central com corredores que o cruzam chegando a medir 140 metros. Elas foram construídas com pedras que datam de 50 milhões de anos atrás - tanto que o teto continha um fóssil de um vertebrado marinho (parente dos peixe-bois) de 48 milhões de anos.


Apesar de muitas múmias terem sido comprometidas pelo tempo ou por ladrões de tumbas, muitos animais foram enterrados de formas elaboradas, indicando que muito esforço era gasto nestes rituais.


Apesar de 92% dos bichos enterrados lá serem cachorros, também foram encontrados raposas, falcões e gatos. Ainda não se sabe o motivo de eles estarem lá. 





Fonte: Galileu

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...