quinta-feira, 4 de junho de 2015

Cientistas apresentam réplica de dinossauro encontrado em MG


 
 
Maniraptora viveu há cerca de 70 milhões de anos onde hoje é Peirópolis. Espécie tinha pouco menos 2 metros de altura e era carnívora.
 
 
O Complexo Cultural e Cientifico de Peirópolis, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (CCCP-UFTM) apresentou, na manhã de quarta-feira (3), a reconstrução de uma espécie de dinossauro carnívoro, o Maniraptora. O animal foi descoberto após uma garra ter sido encontrada no sítio paleontológico de Peirópolis, bairro rural de Uberaba.
 
 
O fóssil do animal, que pode ter dado origem às aves, foi encontrado em 2004. A descoberta foi publicada no meio científico em 2005 pelos pesquisadores Fernando Novas, do Museu Argentino de Ciências Naturais (MACN), e os geólogos Luiz Carlos Borges Ribeiro, do CCCP/UFTM, e Ismar de Souza Carvalho, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ.


A reconstrução levou em consideração uma garra fóssil encontrada em Peirópolis. No local, fósseis de espécies similares foram descobertos. O resultado final da reconstrução em vida do Maniraptora de Peirópolis é um animal com pouco menos de dois metros de comprimento, membros anteriores bem desenvolvidos e mãos capazes de capturar pequenos animais.


"Nos últimos 20 anos houve um notável avanço da Paleontologia de vertebrados, quando uma grande quantidade de dinossauros com penas começaram a ser descobertos, em especial na China. A partir de então, os estudos concluíram que grande parte dos dinossauros, especialmente os bípedes, incluindo até mesmo o temível Tyrannosaurusrex, tinham penas”, explicou o professor e também supervisor do CCCP/UFTM, Thiago Marinho.





Fonte: G1

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...