quinta-feira, 23 de julho de 2015

Câmera revela tubarões dentro de vulcão






Cientistas que fazem parte de um projeto da National Geographic jogaram uma câmera dentro de um vulcão submerso sem saber o que encontrariam no local.


O vulcão estudado é o Kavachi, localizado em Vangunu, nas Ilhas Salomão. Ele está ativo e, inclusive, já entrou em erupção pelo menos oito vezes desde a sua primeira explosão registrada, em 1939. 


Devido à atividade, um dos cientistas confessou ter ficado com medo quando estavam perto do vulcão. Mesmo assim, de dentro de um barco, jogou uma câmera submarina de 80 quilos dentro do Kavachi. O pico da montanha ativa fica a 20 metros da superfície.


Ao retirarem a câmera da água, uma hora depois, e analisarem as imagens, os cientistas descobriram espécies passando dentro do vulcão, entre elas, tubarões.


A água que fica no Kavachi, mesmo quando ele não está em erupção, é mais ácida e quente. Então é preciso analisar as adaptações dos tubarões para sobreviver neste ambiente. Surgiram outras dúvidas também: o que acontece com os animais quando o vulcão entra em erupção? Eles sentem o perigo e fogem?






Fonte: Band

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...