terça-feira, 7 de julho de 2015

Tumbas com múmias de crianças de mais de 5 mil anos são encontradas no Egito






Uma equipe de arqueólogos descobriu no Delta do Nilo quatro tumbas do período pré-dinástico - mais de 5 mil anos - sendo que três continham múmias de crianças, informou na segunda-feira (6) o Ministério de Antiguidades egípcio em comunicado.


Segundo seu titular, Mamduh al Damati, a descoberta foi realizada por uma delegação de arqueólogos poloneses, que realiza trabalhos de escavação na colina de Al Farja, na província egípcia de Daqahliya, ao norte do Cairo.


As três tumbas nas quais foram encontradas múmias de crianças estão sendo estudadas para revelar a etapa precisa à qual pertencem, enquanto a quarta tumba tem dois quartos e data da época Naqada III (3200-3000 a.c).


O responsável do departamento ministerial encarregado da época antiga, Mahmoud Afifi, indicou no comunicado que as tumbas das crianças não estão bem conservadas e que as cabeças das múmias estão dirigidas para o norte.


A tumba do período pré-dinástico Naqada III está em bom estado e nela foram encontradas vasilhas de cerâmica e de pedra, assim como 180 cornalinas, pedras semipreciosas.


Na colina Al Farja, onde foram escavadas essas tumbas, foram achadas nos últimos anos várias edificações do período pré-dinástico, assim como muralhas.


Em março de 2006, os arqueólogos descobriram um conjunto de armazéns de cerveja de 5,5 mil anos e um cemitério com 33 tumbas do período final da pré-história.





Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...