terça-feira, 11 de agosto de 2015

Monolito de civilização desconhecida é descoberto no fundo do Mediterrâneo




Monólito de 12 metros, possivelmente com 10 mil anos, foi encontrado por arqueólogos no fundo do Mediterrâneo



Na figura A, os pontos vermelhos no mar apontam para a posição em que o monólito foi encontrado. Na figura B, o mapa da geografia da área antes de os níveis dos mares subirem



Uma nova peça do quebra-cabeças da história da civilização humana foi descoberta por um grupo de pesquisadores da Itália e de Israel a 40 metros de profundidade no Mar Mediterrâneo, na Costa da Sicília. 


Um monólito de 12 metros de extensão, construído por humanos e datado de cerca de 10 mil anos, revela que nossos ancestrais se estabeleceram nessa área entre a Europa e a África em uma época em que os níveis dos mares estavam mais baixos, no fim da última grande era glacial.


A pesquisa começou em 2012, quando barcos equipados com sonares mapearam as águas rasas do Canal da Sicília. Boa parte do leito dessa região é encoberta por uma grossa camada de sedimentos, o que dificulta as explorações arqueológicas. Mas existem pontos em que correntes submarinas "limpam" os campos de busca – o que ajudou no trabalho de investigação. 

 
Os cientistas se concentraram em uma formação chamada Pantelleria Vecchia Bank (PVB), um banco localizado a 40 quilômetros ao norte da ilha vulcânica de Pantelleria. 


Excursões posteriores com mergulhadores revelaram o monólito, uma estrutura de pedra dividida em duas partes, que integrava um único bloco de 12 metros. O formato regular, a composição diferente das rochas locais e três buracos escavados na pedra indicam que a peça foi projetada por humanos.


Os arqueólogos não puderam determinar com certeza a finalidade do monólito, mas ele possivelmente era mantido de pé – o que dá uma ideia da posição de destaque que ele possuía. 


O tamanho do objeto também revela que os grupos que ocupavam essa parte do continente possuíam domínio de técnicas avançadas de engenharia, que permitiram que o bloco fosse extraído e transportado, possivelmente por quilômetros de sua origem até o local de repouso.


A história de ocupação do Pantelleria Vecchia Bank provavelmente terminou junto com o Último Máximo Glacial, quando os níveis dos mares subiram e essas regiões mais baixas começaram a inundar. O fenômeno deve ter levado os moradores dessa região a se mudar, deixando para trás o enorme monólito. 


A descoberta da peça mostra também que o atual mapa das civilizações que ocuparam a costa do Mediterrâneo está longe de ser completo. Muitos mistérios e segredos ainda resistem por ali, escondidos sob metros de água salgada e grossas camadas de sedimentos. 





Fonte: Info

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...