quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Paleontólogos descobrem mais de 90 pegadas de dinossauro na Alemanha






 
 
Rastro diz respeito a animal que viveu entre 135 e 145 milhões de anos atrás.
 
 
Mais de 90 pegadas de um enorme dinossauro foram encontradas na região de Rehburg-Loccum, em Hannover, na Alemanha. Acredita-se que o rastro seja de um exemplar do grupo dos saurópodes, cuja marca eram os pescoços compridos, e que viveu cerca de 135 a 145 milhões anos atrás.


As impressões têm um diâmetro de até 1,20 metro e possuem uma profundidade surpreendente de 43 centímetros no solo. Segundo os paleontólogos, o terreno era muito suave e o dinossauro pesava de 25 a 30 toneladas.


- A forma do pé e do tipo de passo é típica dos dinossauros de pescoço longo. Eles têm pegadas parecidas com as de elefante - disse o diretor da escavação Benjamin Englich ao site "Welt".


Segundo ele, a disposição das marcas também sugere que animal tenha feito uma curva acentuada. Os pesquisadores ainda não têm certeza se a pista ainda continua à frente, mas uma outra rocha deve ser removida para verificação do solo.


Com a continuidade dos trabalhos no local, os cientistas podem ter sorte, já que as marcas foram encontradas numa área do solo que ainda não está degradada.


Na época em que esses dinossauros existiam, havia um clima subtropical na referida região e a área tinha uma enorme lagoa, com inúmeras ilhas. Acredita-se que os animais vagavam em busca de comida nas ilhas através de áreas de águas rasas.



Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...