segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Vítimas da Inquisição em vala comum em Évora



Foto de um dos esqueletos cedida pelo investigador Bruno Magalhães à revista Forbes

 Terreno anexo ao antigo Tribunal da Inquisição que servia de lixeira da prisão


Investigadores de Coimbra e Évora encontraram 12 corpos que foram enterrados em lixeira. Mais provável é que sejam judeus



Três investigadores das universidades de Coimbra e Évora descobriram 13 esqueletos de vítimas da Inquisição em Évora. Destes, 12 foram analisados: três homens e nove mulheres, cujos corpos foram encontrados na zona que servia de lixeira ao Tribunal da Inquisição.


Os esqueletos estavam enterrados em várias posições, sem sinais de funeral. Um castigo para o corpo, mas também para a alma, concluíram os investigadores, por estes homens e mulheres não terem seguido a religião católica. O mais provável é que fossem judeus e por isso foram castigados.


Os esqueletos de vítimas da Inquisição em Évora foram descobertos em escavações realizadas em 2007 e 2008, num terreno anexo ao antigo Tribunal da Inquisição que servia de lixeira da prisão.


Bruno Magalhães e Ana Luísa Santos, do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde da Universidade de Coimbra, e Teresa Matos Fernandes, da Universidade de Évora, analisaram 12 dos 13 esqueletos e ossadas de pelo menos mais 16 pessoas. O artigo científico com as conclusões foi agora publicado numa revista internacional de arqueologia antropológica.


Não houve enterro, nem sinais de qualquer cerimônia e é provável que tenham morrido antes de terem sido julgados. O crime: não seguirem a fé católica.


"As estruturas funerárias estavam ausentes e não foi encontrado espólio. Além disso, a orientação e a posição do corpo e os membros são variáveis. Os contextos arqueológicos e antropológicos, incluindo os registros históricos da Inquisição consultados, são consistentes com indivíduos não conciliados com a fé católica", refere o artigo assinado pelos três investigadores portugueses.




Fonte: DN

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...