quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Sítio arqueológico é encontrado por morador em comunidade de Porto Velho


 De acordo com a professora da Unir Silvana Zuse, neste local pode ter havido mais de uma ocupação humana. Foto: Amabile Casarin/Governo de Rondônia


Machadinhas indígenas, fragmentos de cerâmicas e urnas funerárias são alguns dos objetos observados na Comunidade Nova Aliança.


Machadinhas indígenas, fragmentos de cerâmicas e urnas funerárias com sepultamento humano. Os objetos foram encontrados em um sítio arqueológico na região da Comunidade Nova Aliança, em Porto Velho.


Na semana passada, uma equipe com professores do curso de Arqueologia da Universidade Federal de Rondônia (Unir). representantes da comunidade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan) e da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), com apoio do Exército Brasileiro, verificaram o local para averiguar como realizar a escavação, prevista para o próximo mês. 


Durante a visita, arqueólogos verificaram a área e coletaram algumas peças que estão fora de contexto para análise e catalogação, onde é verificado o processo de fabricação, forma, material utilizado, decoração, uso, entre outras coisas. Já durante a escavação, além dos artefatos arqueológicos, também serão coletados materiais florísticos, como carvão para estimar a idade dos objetos. 


De acordo com a professora da Unir Silvana Zuse, neste local pode ter havido mais de uma ocupação humana, 'o que é muito comum ao longo do Rio Madeira'. Essa análise preliminar é possível devido a quantidade de materiais com características variadas. Ela também explica que a escavação será feita na parte de cima do barranco porque o material está melhor preservado. 


As legislações Federal e Estadual preveem a proteção de sítios arqueológicos, devendo sempre ser feita a coleta e o resgate, principalmente quando esses locais estão ameaçados. “Trabalhos como esses são importantes porque colaboram na valorização e preservação do patrimônio arqueológico, ainda muito desconhecido em nossa região”, fala a diretora de Museu da Sejucel, Ednair Nascimento. 


O superintendente da Sejucel, Rodnei Paes, conta que patrimônio histórico e pré-histórico tem sido uma das preocupações da Sejucel. “Ações como essas colaboram na preservação desses sítios e fortalecem ainda mais as parcerias com o Iphan, Unir e Exército, instituições fundamentais para o desenvolvimento do Estado de Rondônia”, conclui.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...