quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Israel recupera mosaico de 1.500 anos que mostra imagens do Egito



Arqueólogos israelenses descobriram no sul do país um exclusivo mosaico de 1.500 anos que servia de solo em uma igreja bizantina e continha imagens do antigo Egito.


O estranho mosaico, descoberto há alguns meses, e revelado somente na terça-feira à imprensa pela Autoridade de Antiguidades de Israel, mostra imagens de ruas e edifícios no Egito.


"A aparição de edifícios em mosaicos que serviam de solo são um fenômeno raro em Israel. Os edifícios estão ordenados ao longo de uma rua com colunas, no que seria uma espécie de mapa antigo", disseram os pesquisadores Sa'ar Ganor e Rina Avner, que coordenaram o projeto.


Uma inscrição em grego, preservada ao longo de um dos edifícios, indica que o lugar descrito na imagem é a antiga colônia de Chortaso, no Egito, onde de acordo com a tradição cristã o profeta Habacuc foi enterrado.


Segundo os arqueólogos, a reprodução de uma vista dessa cidade pode se dever à origem da comunidade que se assentou no que hoje é a cidade de Kiryat Gat, no sul de Israel, a cerca de 70 quilômetros da atual fronteira entre os dois países.


O mosaico foi descoberto há dois anos em um parque industrial em construção, retirado para ser restaurado e devolvido há algumas semanas ao seu lugar original, onde será exposto a partir desta quinta-feira.


Da igreja original quase não sobrou nada, mas os pesquisadores destacaram o empenho dos autores, que usaram uma ampla gama de cores e uma qualidade de materiais sem precedentes.


"Os artistas utilizaram tesselas de 17 cores para preparar o mosaico. O investimento nos materiais e sua qualidade são das melhores descobertas em Israel", explicaram.


Além de edifícios de dois e três andares tridimensionais, com uma meticulosa exposição de balcões, galerias e telhados, outra parte do mosaico inclui frutas e animais, entre estes galos, cervos e aves.


A imagem é completada por uma paisagem do Nilo que mostra um bote com uma vela içada.





Fonte: BOL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...