quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Jacaré é filmado em estacionamento no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio




Um jacaré foi filmado passeando entre os carros em um estacionamento no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste do Rio. No vídeo, visto mais de 50 mil vezes até o início da tarde desta quinta-feira, é possível ver o animal sozinho, caminhando entre os carros, até sumir por trás de uma caçamba de lixo.


De acordo com especialistas, animais dessa espécie, que é comum na região, já foram vistos dentro de condomínios e no meio de ruas de grande movimento, como a Glaucio Gil e na Avenida das Américas. Com a degradação dos espaços naturais devido ao crescimento da área urbana, o encontro de humanos com os jacarés está se tornando comum no bairro.


— Se você estiver em uma situação dessas não se aproxime do animal, evite tentar tirar foto ou filmar. A gente aconselha que a pessoa se afaste e ligue para a Patrulha Ambiental, que fará o resgate do jacaré — explicou o veterinário Jefferson Pires, coordenador do Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras) da Universidade Estácio de Sá, em Vargem Pequena, na Zona Oeste. O número da Patrulha Ambiental é 1746.


O jacaré, segundo o veterinário, só atacaria o ser humano no caso de se sentir acuado, para se defender. A espécie não tem característica territorialista, como os crocodilos, então, diferentemente do que muitos acreditam, não "correria" para atacar ninguém.


— Quando eles veem pessoas, eles se afastam. São selvagens, mas têm um temperamento muito tímido perto de pessoas. O jacaré não é um animal que se caracteriza como um predador fora do habitat dele. Ele não está buscando alimento, ele está buscando abrigo — explicou o Tenente-Coronel Luciano dos Santos, veterinário do Comando de Policia Ambiental (CPam) da Polícia Militar.


O tenente alerta que, quando um jacaré for avistado em via pública e longe de seu habitat, não se deve tentar capturar o animal. É importante manter contato visual com o réptil, para saber para onde ele seguiu, e acionar o Corpo de Bombeiros para fazer a remoção do animal caso ele esteja em uma situação de risco.


— Quando o animal está bem de saúde, ele é devolvido para a natureza, porque geralmente ele não está muito longe de sua casa. Se estiver machucado, é encaminhado para CRAS.




Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...