sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Paleontólogos norte-americanos descobrem que Tiranossauro rex era canibal






Equipe de pesquisadores encontrou um osso de tiranossauro com marcas de dentadas correspondente àquelas deixadas por dinossauros da mesma espécie.


Uma equipe de paleontólogos norte-americanos encontrou, na quinta-feira (30/10), um osso de Tiranossauro rex de mais de 66 milhões de anos que continha marcas de dentadas coincidentes com as deixadas por mordidas da mesma espécie de dinossauro. Essa descoberta levou os pesquisadores a concluirem que os tiranossauros eram canibais.


As marcas encontradas no osso correspondiam a uma mordida perpendicular, semelhante a de muitos animais carnívoros e onívoros, inclusive os humanos. 


Segundo os paleontólogos, esta mordida é empregada especificamente quando um animal quer arrancar a carne do osso para, em seguida, comer. Assim, a equipe conseguiu confirmar que o tiranossauro estava comendo o outro e não que os dois estavam apenas lutando.
“Uma das marcas de dentes chamou a atenção. 


Ela estava localizada na ponta mais larga do osso e continha dentadas paralelas menores, causadas por uma mexida na cabeça do animal que estava se alimentanto, fazendo com que as partes serrilhadas do dente se arrastassem pelo osso”, explicou ao site Sci-News o paleontólogo Matthew McLain, da Universidade Loma Linda, na Califórnia.


De acordo com o pesquisador, dentes serrilhados só existiam em dinossauros terópodas. Isto é, animais bípedes carnívoros ou onívoros do Cretáceo e do Jurássico. 


“O fato de que os únicos grandes terópodas capazes de deixar aquelas marcas [no osso] serem encontrados há 66 milhões de anos aponta para dois tiranossauros — o Tyrannosaurus rex e o Nanotyrannus lancensis — e, portanto, elimina qualquer outra interpretação que não seja canibalismo”, disse ele.  


Segundo McLain, esta é a primeira descrição de canibalismo entre tiranossauros no período Maastrichtiano do Cretáceo Superior, que abrange de 66 milhões a 72 milhões de anos atrás. Evidências de canibalismo entre tiranossauros já haviam sido encontradas, contudo, na espécie Daspletossauro, do Cretáceo Inferior.





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...