quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Stonehenge pode ter sido construído primeiro no País de Gales




Investigadores acreditam ter encontrado as pedreiras das pedras azuis do monumento do Neolítico.
 


Arqueólogos britânicos acreditam que Stonehenge pode ter sido erigido no País de Gales antes de ter sido construído na planície de Salisbury, em Inglaterra. 
 
 
 A descoberta da data da extração das pedras, cerca de 500 anos da construção do monumento no local onde está atualmente, leva especialistas a pôr a hipótese de as pedras poderem ter sido usadas primeiro num monumento perto das pedreiras, em Gales.


Investigadores de um projeto liderado pela University College London (UCL) descobriram uma série de cavidades em rochas de Craig Rhos-y-felin e Carn Goedog, a norte dos montes Preseli, ponto de origem das pedras azuis do monumento pré-histórico, que coincidem em tamanho e forma com os monólitos de Stonehenge. 
 
 
Descobriram também pedras de tamanho semelhante que os construtores extraíram mas deixaram no local e ainda uma espécie de "cais de carga".


Os menires maiores de Stonehenge são arenitos mas os menores, conhecidos como pedras azuis, vieram dos montes Preseli, no Pembrokeshire. Esta origem é conhecida desde os anos 20 do século passado, mas só agora os arqueólogos conseguiram localizar as pedreiras.



A descoberta permitiu usar as técnicas de datação por radiocarbono para saber a idade das cascas de avelãs carbonizadas e carvão das fogueiras dos trabalhadores da pedreira - e revelar quando as pedras foram extraídas.


"Temos datas de 3400 anos A.C. para Craig Rhos-y-felin e 3200 para Carn Goedog, o que nos intriga porque as pedras não foram erigidas em Stonehenge até 2900 A.C.", explicou o diretor do projeto, Mike Parker Pearson, da University College London (UCL), citado pelo The Guardian.


O professor universitário não acredita que tenham sido necessários 500 anos para levar as pedras até ao local onde estão agora, a 225 quilômetros da fonte. 
 
 
"Acho muito improvável. É mais provável que as pedras tenham sido primeiro usadas num monumento local perto das pedreiras, que depois foi desmantelado e arrastado para Wiltshire." Ou seja, um "primeiro Stonehenge".


Outra investigadora do projeto, KateWelham, da Bournemouth University, acredita que as ruínas do antigo monumento podem estar entre as duas pedreiras e espera encontrá-las em 2016.
 


Outra hipótese é que os arenitos, as pedras maiores, tenham sido acrescentados a Stonehenge mais tarde, quando as pedras azuis já estavam lá .




Fonte: DN

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...