sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Descobrem no Paquistão presa de antepassado do elefante

 Foto divulgada pela Universidade de Punjab, no Paquistão, mostra presa de stegodon, um primo distante do elefante que viveu há 1,1 milhões de anos




Uma equipe de cientistas paquistaneses anunciou a descoberta de um espécime raro de presa de stegodon, um primo distante do elefante que viveu há 1,1 milhões de anos.


A presa, encontrada na província paquistanesa do Punjab (centro), pode fornecer novas evidências sobre a evolução do mamífero extinto.


De acordo com o que se sabe hoje em dia, o stegodon apareceu na Terra há cerca de 11 milhões de anos e viveu até a última era glacial, cerca de 11.700 anos atrás.


A presa mede cerca de 2,44 metros de comprimento e 20,3 cm de diâmetro. É o maior exemplar já encontrado no país, de acordo com a equipe de pesquisa.


Foi descoberta por pesquisadores do Departamento de Zoologia da Universidade do Punjab durante uma expedição perto da aldeia de Jhelum, disse à AFP um porta-voz da universidade, Khurram Shahzad.


"Esta descoberta aprofunda nossos conhecimentos sobre a evolução do stegodon, especialmente nesta região", declarou à AFP o professor Muhamad Akhtar, que dirige o grupo. "Também nos esclarece sobre o estado do meio ambiente na época em que o animal vivia", agregou.


Segundo Akhtar, a presa é a da época do Pleistoceno superior, o que pode ser determinado graças a uma técnica que utiliza a radioatividade.


Os stegodons se caracterizam por suas longas presas quase retas. Apareceram inicialmente na Ásia, onde se encontraram a maioria dos fósseis.




Fonte: Yahoo!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...