quinta-feira, 10 de março de 2016

Arqueólogos descobrem restos de navio da Guerra Civil americana



Os restos de um grande navio acabam de ser descobertos na costa da Carolina do Norte, nos EUA, perto das ilhas Oak. 


Para arqueólogos, o achado é importante pois a embarcação, com casco de ferro e movida a vapor, provavelmente foi utilizada pelos Confederados durante a Guerra Civil americana para furar o bloqueio imposto pela União e acessar o porto de Wilmington, um dos mais importantes dos Estados Confederados, sobretudo para a exportação do algodão produzido nas lavouras escravistas do Sul.


A embarcação foi encontrada no dia 27 de fevereiro, em operação com sonar realizada pelo Instituto de Pesquisas Marítimas Internacionais, e anunciada na segunda-feira. 


Ela repousa sobre o leito do Oceano Atlântico a cerca de 45 quilômetros do porto de Wilmington, na boca do rio Cape Fear. De acordo com os pesquisadores, é o primeiro navio da época da Guerra Civil encontrado em décadas na região.


— Um novo furador de bloqueio é algo grande — disse Billy Ray Morris, diretor do escritório de Arqueologia Subaquática do Estado da Carolina do Norte. — O estado de preservação desses destroços está entre os melhores que já encontramos.


As pesquisas continuam para identificação do navio. Três embarcações usadas pelos Confederados para furar o bloqueio naval foram reconhecidamente afundadas na área: Agnes E. Fry, Spunkie e Georgianna McCaw.


A descoberta faz parte de projeto financiado pelo Serviço de Parques Nacionais dos EUA para recuperar artefatos da Guerra Civil. 


Nos últimos dois anos, pesquisadores se debruçaram para melhor compreender os componentes envolvidos na campanha da União para conquistar o Fort Fisher, que protegeu a entrada do rio Cape Fear até a sua queda, em janeiro de 1865.





Fonte: Extra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...