sábado, 5 de março de 2016

Especialistas buscam restos dos últimos dinossauros na Patagônia chilena



A era dos dinossauros segue viva na Patagônia chilena graças a um grupo de pesquisadores que percorre as frias colinas e verdes paisagens do sul do mundo em busca de fósseis de plantas e animais de mais de 65 milhões de anos de antiguidade.


A expedição, coordenada pelo Instituto Antártico Chileno (Inach), procura vestígios de dinossauros e outras espécies que habitaram a região no Cretáceo Superior, uma época próxima à extinção em massa dos dinossauros.


O lugar escolhido para as pesquisas é a tundra patagônica de Cerro Guido, mais de 340 quilômetros ao nordeste da cidade chilena de Punta Arenas e perto da fronteira com a Argentina.


Para chegar até esse remoto local é preciso fazer uma pequena odisseia. Primeiro, mais de cinco horas de carro em estrada de terra e alguns trechos de asfalto até Las Chinas.


Depois é necessário seguir mais dez quilômetros rumo ao norte, até o acampamento científico. É impossível fazer o percurso de automóvel devido ao cruzamento de rios e a instabilidade do terreno.


O jeito é ir a pé, com uma caminhada de mais de quatro horas, ou a bordo de um trator, que reduz pela metade o tempo de viagem.


O acampamento dos paleontólogos se encontra em um lugar chamado El Puesto, situado junto a um rio no final de um vale, com apenas uma cabana que há anos serviu de refúgio para o vigilante dessa parte da região.


Ao redor do abrigo, que é utilizado como refeitório e para se proteger do frio, são montadas cerca de dez de barracas onde os pesquisadores descansam ao longo da noite.


A equipe é formada por paleontólogos, biólogos e geólogos brasileiros e chilenos que trabalham em um projeto do Instituto Antártico Chileno (Inach) para encontrar evidências que provem a existência de uma conexão terrestre entre a América do Sul e a Antártida na época dos dinossauros.


Os especialistas trabalham no local durante duas semanas aproveitando o verão, porque em questão de meses a região estará totalmente coberta pela neve.


O projeto está em andamento há vários anos e já teve descobertas surpreendentes, como os primeiros fósseis no Chile de hadrossauro, uma espécie de vertebrados herbívoros muito comum no período Cretáceo, que data de 68 milhões a 71 milhões de anos.


Também foram encontradas ossadas de titanossauro, um saurópode de pescoço longo e grande tamanho, e nos últimos dias os pesquisadores descobriram restos que, aparentemente, correspondem a um terópode, uma espécie de dinossauro carnívoro.


Os especialistas aproveitam ao máximo os dias de trabalho no terreno patagônico. Com as mochilas carregadas de pás, pinças, picaretas e outros instrumentos, fazem longas caminhadas para chegar aos lugares onde trabalharam em atividades anteriores e que estão devidamente marcados em um GPS, e também exploram novas zonas onde acreditam que podem achar mais fósseis.


Essa região da Patagônia chilena é uma mina de ouro para o estudo dos dinossauros. O paleobotânico Marcelo Leppe, chefe do departamento científico do Inach e líder da expedição, considera o local uma relíquia da paleontologia.


"Este lugar tem elementos de dois mundos, o que se entendia como mundo antártico e o mundo sul-americano", explicou à Agência Efe Leppe, que afirma que a riqueza de fósseis e a quantidade de zonas a serem escavadas ainda pode render mais 25 anos de trabalho.


O chileno Toshiro Jujihara Vergara, do Instituto Tecnológico de Karlsruhe, na Alemanha, realiza sua tese de doutorado sobre os dinossauros vertebrados, mas destacou que a Patagônia oferece uma grande diversidade de ambientes e espécies.


"Esta região é fascinante, ideal para fazer estudos de paleontologia. Não somente pela diversidade de formas e ambientes, marítimos, fluviais e continentais, mas também é possível estudar plantas, répteis marítimos, invertebrados marítimos e vertebrados terrestres como os dinossauros", analisou.


Sergio Soto, paleontólogo da Universidad de Chile, compara o local com um livro que permite ver em um mesmo lugar diferentes períodos da evolução da história natural.


"É um livro que conta a história da vida. Talvez tenha algumas folhas arrancadas, mas a que mais importa para nós, a do Cretáceo, tem todas as folhas preservadas e podemos ver o momento exato em que ocorre a conexão entre os dois continentes", relatou o especialista.




Fonte: UOL

Um comentário:

Max Diniz Cruzeiro disse...

A Mente Humana e os UFOS

Resumo: a aula traz um conteúdo sobre a relação do conhecimento Freudiano e Junguiano com o fenômeno UFO descrito no mundo ufológico ao correlacionar a comunicação entre civilizações como sendo um sistema interativo inerente a todo indivíduo biológico.

Duração: 50 minutos

Link: https://youtu.be/MltQIPFZxWE

Autor: Max Diniz Cruzeiro (Neurocientista Clínico)

Fraternalmente,

Max Diniz Cruzeiro
LenderBook Company
www.lenderbook.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...