quinta-feira, 10 de março de 2016

Rã de sobrancelhas amarelas, nova espécie encontrada na Colômbia





Uma rã terrestre de sobrancelhas amarelas que mora na cordilheira oriental da Colômbia foi identificada como nova espécie por pesquisadores do Instituto Humboldt - informou na terça-feira esta entidade vinculada ao ministério do Meio Ambiente.


"Uma nova rã terrestre mora nos arredores do complexo Iguaque Merchán, ao norte do município de Arcabuco (Boyacá, centro), a 'Pristimantis macrummendozai', espécie que desde agora entra para o registro do mundo científico", afirmou em comunicado esta corporação civil. 


Segundo os especialistas, o novo batráquio tem dobras na pele que permitem conservar a umidade, uma coloração escura com a qual é capaz de se adaptar a áreas planas, secas e rochosas, e extremidades dianteiras que facilitam escalar e se esconder de seus predadores.


"Diferentemente de outras, a Pristimantis macrummendozai aproveita o ambiente úmido para depositar ovos na terra e assim se reproduzir, razão pela qual carecem de almofadas adesivas nas patas dianteiras, um mecanismo similar ao velcro com os quais muitas rãs macho retêm a fêmea, escorregadia, para acasalar em ambientes aquáticos", explicou o Instituto Humboldt.


A instituição salientou que com esta descoberta há 10 espécies de sapos que vivem e se reproduzem nos ambientes da alta montanha da cordilheira oriental colombiana, que reúne 16 complexos como Chingaza, Santurbán, Almorzadero, Cundinamarca, Guantiva-La Rusia, Tota-Bijagual-Mapamacha, Pisba, Cruz Verde-Sumapaz, entre outros.


"Ao que parece, a altura de 3.500 metros (acima do nível do mar) oferece as condições para a reprodução da nova espécie", disseram os especialistas. 


"Globalmente, este tipo de descoberta coloca a Colômbia entre os cinco países mais diversos", disse Andres Acosta, curador de Coleções Biológicas Humboldt Institute, em comunicado. 
 
 
 
 
 
Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...