quarta-feira, 20 de abril de 2016

Múmia é encontrada na Mongólia usando um "par de tênis"









 
 
Pesquisadores que encontraram o cadáver se limitaram a dizer que as pessoas da época eram hábeis com ferramentas.


O que seria apenas mais um achado arqueológico tornou-se um grande enigma histórico: uma múmia encontrada nesta semana na Mongólia calçava um par de tênis muito parecido com o que usamos hoje. 


A múmia foi encontrada no topo das Montanhas Altai, na Mongólia, a mais de 2.800 metros. Acredita-se que a pessoa mumificada era de etnia turca e, provavelmente, uma mulher, já que não foi enterrada com um arco, objeto comumente encontrado nos túmulos masculinos.


Pastores da região foram os responsáveis por identificar o local em que estaria armazenada a múmia de mais de 1.500 anos, que está sendo estudada pelo Museu Khovd, na Mongólia. Surpreendentemente, os pesquisadores do museu não fizeram nenhuma referência aos tênis encontrados na múmia. 


A falta de comentários sobre o assunto rendeu as mais cabulosas teorias da conspiração na internet. Há até quem diga que o uso do par de tênis seja uma prova de que alguém viajou no tempo, foi morto e mumificado com as roupas que estava usando. 


Um relatório elaborado pelo Ministério da Arqueologia da Mongólia comenta o assunto, mas de maneira vaga, apesar de propor uma explicação plausível: "A múmia encontrada mostra que as pessoas daquela época tinham bastante habilidade com ferramentas. Esta pessoa mumificada não era da elite, então acreditamos que essas habilidades ferramenteiras eram bastante desenvolvidas em todos os círculos da sociedade".




Fonte: Galileu

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...