terça-feira, 10 de maio de 2016

Arqueólogos descobrem novo geoglifo em Nazca, no Peru



 
 
Desenho com 30 metros de comprimento retrata animal mítico.


Se o Egito tem as pirâmides e a Inglaterra, o Stonehenge, o Peru tem as linhas de Nazca, imensos desenhos feitos no solo desértico que, misteriosamente, só podem ser percebidos ao sobrevoar a região. 
 
 
A importância arqueológica é tamanha que o complexo é considerado Patrimônio Mundial pela Unesco. Entre as figuras estão macacos, aranhas e hominídeos que, agora, ganharam uma nova companhia. Pesquisadores da Universidade Yamagata, no Japão, anunciaram no fim do mês passado a descoberta de um novo geoglifo, mostrando que ainda existe muito a se descobrir sobre os mistérios da região.
 
 
O estudo foi conduzido pelo japonês Masato Sakai e pelo peruano Jorge Olano, durante a oitava temporada em campo da dupla. O novo geoglifo está localizado na região conhecida como Pampas, no departamento de Ica, e mede 30 metros de comprimento. As linhas formam um animal com muitas pernas que, segundo os pesquisadores, deve representar uma criatura mítica ou imaginária.


O desenho foi criado pela remoção de rochas com cores mais escuras, expondo uma superfície mais clara. O material retirado foi usado para formar o contorno do animal. A técnica é a mesma usada em outros geoglifos, típicos do fim do Período Paracas, entre 400 a.C. e 200 a.C.
 
 
Nas proximidades do novo geoglifo está outro, descoberto pelos mesmos pesquisadores em 2011, que representam figuras antropomórficas em uma cena de decapitação. A técnica usada foi a mesma e, como os dois possuem contorno delimitado por rochas, eles são facilmente identificados ao nível do solo.


Entre os dois geoglifos foi encontrado um antigo caminho, que leva ao centro cerimonial de Cahuachi. Por esse motivo, os pesquisadores suspeitam que os desenhos estejam relacionados à peregrinação ao centro cerimonial.


Os geoglifos de Nazca estão entre os maiores mistérios da Humanidade. Arqueólogos acreditam se tratar de linhas que fizeram parte de rituais astronômicos de povos pré-colombianos da cultura Nazca, grupo indígena que ocupou a região há 2.000 anos.





Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...