terça-feira, 31 de maio de 2016

Desvendado o mistério do punhal de Tutancâmon


 
 
A lâmina foi feita a partir do material metálico de meteoritos.
 
 
Mais um dos mistérios que envolvem o faraó Tutancâmon, foi desvendado. Segundo uma pesquisa publicada na revista norte-americana Meteoritics e Planetary Science , o punhal encontrado junto a múmia foi, de fato, feito a partir de um meteorito.  
 

Desde 1925, cientistas tentam comprovar as "lendas" egípcias que citavam o "ferro que caiu do céu". Mas, desta vez, foi possível fazer a comprovação científica após testes feitos com técnicas de fluorescência de raios X, que indicaram que a lâmina contém 10% de níquel e 0,6% de cobalto, concentrações de substâncias encontradas em meteoritos metálicos. 


O estudo também confirma o valor que os antigos egípcios davam para o ferro dos meteoritos, usados para a produção de objetos preciosos. A pesquisa é fruto de uma parceria ítalo-egípcia e recebeu apoio de universidades italianas de Milão, Turim e Pisa, além do museu do Cairo. 


O faraó Tutancâmon, conhecido como "faraó menino", se tornou a múmia mais famosa do mundo e tem sido alvo de curiosidade de diversos historiadores que desejam desvendar mais mistérios sobre aquele que foi o mais jovem mandatário do antigo Egito.




Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...