quinta-feira, 28 de julho de 2016

Uma nova espécie de dinossauro foi descoberta no Brasil


 
 
O Sousatitan viveu há 136 milhões de anos.
 

Em um novo estudo publicado no periódico Creacetous Research, paleontólogos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) afirmam ter encontrado uma nova espécie de dinossauro no Brasil. 


Os resquícios do animal pré-histórico foram encontrados no Vale dos Dinossauros, na região de Sousa, na Paraíba. Luiz Carlos Gomes, que mora nos arredores, viu o que parecia ser um osso entre as pedras, tirou uma foto e a publicou na internet.


A imagem circulou pela rede até chegar em um grupo de paleontólogos da UFPE, que se prontificou a investigar.


Liderada pela paleontóloga Aline Ghilardi, a equipe descobriu que Gomes tinha encontrado a fíbula, osso da perna, de um titanossauro. O dinossauro, que é conhecido por ter tido um pescoço longo, viveu na região por volta de 136 milhões de anos atrás, se tornando o mais antigo do período Cretáceo (entre 145 milhões e 66 milhões de anos atrás) a ser identificado no Brasil.


A espécie ainda não tem um nome oficial, mas os pesquisadores a apelidaram de Sousatitan, ou seja, titã de Sousa. Eles acreditam que o dono do osso encontrado tenha sido um dinossauro jovem, de 1,60 metros de altura e 5,70 metros de comprimento, que morreu antes de poder se desenvolver mais. 




Fonte: Galileu

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...