quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Brasileiros recriam rosto do Senhor de Sipán, o Tutancâmon das Américas










Uma equipe de pesquisadores brasileiros apresentou a recriação do rosto do Senhor de Sipán, o primeiro grande governante até então conhecido do antigo Peru, soberano da cultura pré-hispânica mochica e cuja figura foi comparada com o faraó egípcio Tutancâmon pelo túmulo luxuoso.


As análises feitas em seu crânio determinaram que o Senhor de Sipán morreu com uma idade entre os 40 e 55 anos e que suas boas condições físicas, como o estado saudável da dentição, são sinal do alto status que teve em sua época, quando dominou a costa norte do Peru durante o século III d.C.


O designer Cícero Moraes e o dentista legista Paulo Miamoto, que integram a ONG Equipe Brasileira de Antropologia Forense e Odontologia Legal (Ebrafol), revelaram o resultado da recriação durante a inauguração do oitavo Congresso Internacional de Computação e Telecomunicações (Comtel), realizado em Lima.


Os especialistas, conhecidos por já terem recriado os rostos dos principais santos peruanos, explicaram que a maior dificuldade para obter a aparência facial do Senhor de Sipán foi reconstruir seu crânio, fragmentado com a passagem do tempo.


Também participou da apresentação o arqueólogo peruano Walter Alva, chefe da equipe de pesquisadores que em 1987 descobriu o túmulo do Senhor de Sipán em Huaca Rajada, situada perto da cidade de Chiclayo, na região Lambayeque, cerca de 860 quilômetros ao norte de Lima.


Alva disse à Agência Efe que a recriação do rosto do Senhor de Sipán oferece a aparência mais próxima à realidade das características físicas de um personagem que, em seu tempo, representou o poder divino sobre a terra.


"A impressão que me causou é quase tão significativa como o próprio descobrimento do túmulo. É uma nova maneira de recuperá-lo do anonimato e que também traz aos peruanos o símbolo de uma raça e uma identidade", disse Alva.


O túmulo do Senhor de Sipán abrigava vários objetos funerários e perto estavam sepultados 15 sacerdotes e chefes militares que compunham a corte real, cujos restos e oferendas podem ser contemplados no Museu dos Túmulos Reais de Sipán. 






Fonte: UOL

Um comentário:

Fernando Vrech disse...

Vejo semelhança com a vestimenta egípcia. Até mesmo algo semelhante ao "disco solar" egípcio no adorno da cabeça. Será que foi baseado em achados arqueológicos ou foi apenas um acréscimo de interpretação artística?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...