domingo, 30 de outubro de 2016

Astrônomos acreditam que alienígenas enviam sinais estelares



Dois astrônomos que observaram estranhos sinais estelares dizem ter “fortes suspeitas” de que interceptaram mensagens extraterrestres. 


Ermanno Borra, da Laval University, em Quebec, e seu estudante de graduação, Eric Trottier, analisaram as luzes de 2.5 milhões de estrelas. 


Dessas, eles encontraram 234 que podem estar emitindo “sinais incomuns”. 


Eles acreditam que isso se deve à civilizações alienígenas que enviam mensagens para a Terra através de lasers, como na hipótese de Borra (2012).


“Descobrimos que os sinais detectados podem ter uma inteligência extraterrestre por trás deles, prevista em uma publicação anterior. Portanto, nossa publicação está de acordo com essa hipótese”, escreveu a dupla em seu novo artigo.  


“O fato desses sinais serem encontrados apenas em uma fração muito pequena de estrelas dentro de uma faixa espectral estreita, próxima ao espectro solar, está também de acordo com a hipótese extradimensional.”


O estudo dividiu a comunidade científica. Muitos acadêmicos argumentaram que ainda é cedo para se fazer afirmações tão ousadas. 


“Temos que seguir uma abordagem científica, não emocional. Mas, intuitivamente (e são as minhas emoções falando agora), suspeito fortemente de que se trate de um sinal extradimensional”, acrescentou Borra.


O Breakthrough Listen, um programa criado esse ano para procurar vida alienígena, que é apoiado por nomes como Stephen Hawking e Mark Zuckerberg, pediu cautela. 


“Os objetos com espectros incomuns que foram observados por Borra e Trottier são certamente dignos de estudos adicionais”, disse um comunicado oficial do programa. 


“Contudo, alegações extraordinárias exigem provas extraordinárias. É muito cedo para atribuir inequivocamente esses supostos sinais à atividade de civilizações extraterrestres”. 


“Protocolos internacionais de buscas por evidências de vida extraterrestre exigem confirmações independentes, que devem ser feitas através de telescópios. Devem ser esgotadas todas as linhas de pensamento antes de assumir agentes extraterrestres como uma explicação válida.”


“Um trabalho cuidadoso deve ser efetuado para determinar as chances de um falso positivo, invocando explicações naturais e instrumentais. E mais importante, deve haver uma confirmação feita através do uso de um telescópio por dois ou mais pesquisadores independentes”.


Peter Plavchan, da Missouri State University, em Springfield, disse à revista New Scientist: “Eles não consideraram todas as possibilidades naturais e saltaram prematuramente para uma conclusão sobrenatural, por assim dizer. Acho que é cedo demais para tanto.”


Ele acrescentou que acredita na possibilidade das conclusões serem causadas por um erro humano.





Fonte: Yahoo!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...