terça-feira, 29 de novembro de 2016

Descoberta espécie de aranha que se disfarça como folha








Parece que as aranhas também usam a engenhosa técnica de camuflagem em que o animal se parece com uma folha. Uma espécie só foi descoberta porque caiu diante do aracnologista Matjaž Kuntner, do Smithsonian, cujo trabalho é procurar e examinar aranhas.


A incomum espécie foi encontrada na floresta da região de Yunnan, na China.


Vários outros insetos, como gafanhotos, são conhecidos por se disfarçarem como plantas para confundir outros animais, mas esta é a primeira vez que isto é observado em um aracnídeo. Além deste espécime, há apenas “alguns gêneros de aranhas que se assemelham a flores, galhos mortos, detritos vegetais, brotos, cascas ou excrementos de pássaros”, escrevem os autores.


Descrevendo a descoberta no Journal of Arachnology, Kuntner e seus colegas revelam que a fêmea da espécie é tanto verde quanto marrom, de forma que seu abdômen se assemelha com uma folha morta e sua dorsal com uma viva folha verde. Ao invés de em teias, o estranho aracnídeo vive entre folhas para manter seu disfarce.


Em duas semanas de busca, a equipe só encontrou outro indivíduo da mesma espécie, e mais tarde encontrou outro exemplar em um museu vietnamita. Isso significa que o animal é extremamente raro ou que seu disfarce é tão eficaz que nem mesmo profissionais do ramo conseguem encontrá-la com facilidade.




Fonte: Mistérios do Mundo

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...