sábado, 19 de dezembro de 2009

Relembrando o Homem-Mariposa



"Em uma noite fria de novembro de 1966, dois jovens casais dirigiam para o norte na "área TNT" em Point Pleasant, Virgínia Ocidental, quando perceberam que não estavam sozinhos", diz a placa na frente de uma escultura assustadora de aço inoxidável de 3 metros de altura do Mothman ( Homem-Mariposa) que está no centro de Point Pleasant, Virgínia Ocidental.

A lenda do Mothman nasceu na pequena cidade de Point Pleasant, durante a década de 1960, quando mais de uma centena de testemunhas ficaram horrorizadas por algo que nunca tinham visto antes.

As pessoas da cidade começaram a relatar avistamentos de uma criatura alta, com olhos penetrantes vermelhos e asas de demônio. A criatura teria cerca de dois metros de altura e assemelhava-se a figura de um homem.

Hoje, a pequena cidade na Virgínia Ocidental ainda se lembra dos acontecimentos. Um livro foi escrito por John Keel, especialista em fenômenos sobrenaturais e escritor. Keel investigou os eventos na cidade e colocou seus resultados no livro "The Mothman Prophecies".

O livro também inspirou a criação do filme de 2002 com Richard Gere, "The Mothman Prophecies". Centenas de sites têm se dedicado a investigações , eventos, e as testemunhas do fenômeno.

Turistas e criptozoólogos (pesquisadores de entidades que não tenham sido cientificamente provadas ou explicadas) migram para a cidade para visitar o mundo do Mothman, o Museu e a estátua.

Um festival também é realizado anualmente em memória da lenda. Passeios guiados são também dados a qualquer pessoa interessada em investigar a pequena cidade e todos os recantos que a história possa oferecer.

O turismo ainda parece ser o maior motivo das pessoas visitarem a cidade hoje. Point Pleasant está a cerca de 364 quilômetros de Frostburg, Maryland, três horas e meia de carro pela Interstate 68 West.

A melhor maneira de chegar lá é simplesmente pegar a interestadual e dirigir para o oeste através de Morgantown, Clarksburg, e Pomeroy até chegar a Point Pleasant.

A história do Mothman é muito conhecida, se você estiver nesse tipo de coisa. Quando perguntados se já ouviram falar do Mothman, muitas pessoas em Frostburg, responderam: "Que diabos é um Mothman?"

Brett Showalter está entre um grupo de estudantes da Frostburg State University que viram o filme, conhecem a história, e francamente, não se assustam muito com ela.

"Para mim é uma das muitas histórias de fantasmas, para ser honesto", alegou Showalter enquanto corria os dedos finos através do gel no cabelo escuro penteado.

"Honestamente, se uma dúzia de pessoas por aqui começar a dizer que viu coelhos gigantes verdes, eu poderia dizer que vi um também só para fazer parte do grupo".

"Mas o filme me inspirou a fazer uma pesquisa e, após poucos dias olhando ao redor, posso te dizer que Point Pleasant é um lugar que eu não visitaria brevemente".

Felizmente para Showalter, ele não é uma das testemunhas oculares dos eventos. A primeira aparição do Mothman foi no dia 15 de novembro de 1966, e as testemunhas foram David e Linda Scarberry e Steve e Mary Mallette.




Os dois casais estavam viajando à noite no carro de Scarberry. Eles passavam pela Ordanance Works, uma velha fábrica de explosivos abandonada da II Guerra Mundial, na Virgínia Ocidental, quando notaram duas luzes vermelhas nas sombras de um velho gerador.

Depois de parar o carro, eles perceberam que as luzes eram os olhos brilhantes de uma criatura grande, "em forma de homem, mas maior, talvez dois metros de altura, com grandes asas dobradas atrás", de acordo com Roger Scarberry .

Os casais estavam aterrorizados. Eles fugiram e relataram o que viram à polícia. Eles não foram os únicos que encontraram esta criatura. No dia 16 o casal Wamsley e Marcella Bennett, estavam indo ver alguns amigos que moravam perto da fábrica de TNT.

Quando Marcella Bennett saiu do carro, ela percebeu que havia uma figura que espreitava por trás deles.

"Parecia que estava deitado, levantou-se lentamente do chão, grande e cinza, com brilhantes olhos vermelhos." A senhora Wamsley correu para dentro e ligou para a polícia, a criatura caminhou para a varanda e olhou dentro da casa pela janela.

A entidade fugiu antes que a polícia chegasse. Durante esses encontros estranhos, algo terrível aconteceu na cidade de Point Pleasant. Em 15 de dezembro de 1967, a Silver Bridge, a ponte que ligava Point Pleasant a Ohio, desmoronou.

Ela despencou nas profundezas do rio, matando 46 pessoas. O acontecimento foi investigado, e o único consenso para o colapso foi uma pequena falha de fabricação na barra de sustentação.

Os que acreditam nos avistamentos do Mothman dizem que os dois eventos estão conectados. As testemunhas e aqueles que acreditam, afirmam que o Mothman aparece antes de catástrofes futuras.

Entre 1966 e 1977 houve mais de cem encontros com a criatura. Jeff Wamsley está entre as poucas pessoas dispostas a discutir o seu conhecimento pessoal dos acontecimentos.

Wamsley viveu em Point Pleasant sua vida inteira. "Eu atualmente vivo em Gallipolis em Ohio, agora... Eu nasci e cresci em Point Pleasant, Virgínia Ocidental... Na rua onde as testemunhas originais viviam em 1966", disse Wamsley.

"Eu cresci ouvindo sobre os avistamentos do Mothman ... Eu sempre fui interessado na história porque aconteceu literalmente em minha cidade natal ... Eu tive sorte o suficiente para lançar dois livros que continham entrevistas exclusivas com muitos desses testemunhos originais".

"Eu colecionei arquivos durante anos, e corri o mundo para o museu do Mothman ... Doei meus próprios registros coletados durante cerca de quinze anos". Wamsley agora ensina design gráfico em Point Pleasant, no centro de ensino médio.

Mas o Mothman foi apenas uma das coisas misteriosas que ocorreram em Point Pleasant durante este tempo. OVNIS eram freqüentemente relatados, incluindo encontros com os misteriosos MIB (Homens de Preto).

O caso do Grinning Man (Homem Sorridente), como muitos se referem a ele, aconteceu supostamente em Point Pleasant também. O Grinning Man mais conhecido foi Indrid Cold, que apareceu durante os avistamentos do Mothman.

O primeiro encontro foi em 2 de novembro de 1966. Woodrow Derenberger estava dirigindo para casa depois do trabalho quando ouviu uma batida repentina atrás dele.

Um veículo estranho com formato de um antigo forno, queimando fuligem e cinzas em ambas as extremidades, acelerou, passou por ele e parou, bloqueando a estrada.

Um homem alto e magro, saiu do carro e se aproximou do Sr. Derenberger. Ele se aproximou com um sorriso largo no rosto e disse que seu nome era Indrid Cold.

Os dois homens tiveram uma conversa rápida sobre as visões do Mothman, e em seguida o Sr. Cold foi embora e sumiu. Houve uma série de outros encontros com um Indrid Cold após esta noite, todas as descrições são iguais, mas sem explicações.

Jeff Wamsley brevemente menciona tais coisas estranhas, que se lembra, durante sua infância. "Os OVNIS estavam aqui antes do Mothman... Os MIB estiveram aqui perguntando por testemunhas, um monte de perguntas... Algumas testemunhas estavam com muito medo de falar com alguém sobre o que viram."

Então, houve outras ocorrências estranhas em Point Pleasant ? "Na verdade, os avistamentos do Mothman são apenas uma pequena parte de tudo o que estava acontecendo aqui." Parece que Point Pleasant é conhecida apenas pela história do Mothman, e que há, obviamente, muito mais para descobrir nesta pequena cidade.

Enquanto a mídia nunca ficou realmente interessada nas ocorrências de Point Pleasant, a indústria do entretenimento pareceu entender muito bem a história. Os dois maiores contribuidores para a atenção generalizada na cidade, hoje, é o livro de 1975 de John A. Keel e o filme de 2002 de Richard Gere, ambos intitulados "The Mothman Prophecies".

Muitos cidadãos em Frostburg e Cumberland foram questionados se leram o livro ou viram o filme. Das cerca de duas dezenas de pessoas entrevistadas, apenas cinco já tinham ouvido falar do livro.

Uma das pessoas que foram questionadas sobre o filme foi Jonna Schartiger. Schartiger cresceu em Cumberland, Maryland, e é atualmente uma estudante da Frostburg State University, e é uma das poucas pessoas que viram o filme.

Schartiger concordou com um encontro no Dunkle Hall, na terça-feira 20 de outubro, após sua aula de filosofia, para responder a algumas perguntas.

Quando perguntada sobre o que achava da história, ela respondeu: "É um monte de porcaria, se você realmente quer minha opinião.

Eu não acredito nessa sorte de coisas como OVNIs, ou Mothman. Eu sei que algumas coisas muito estranhas aconteceram na Virgínia Ocidental, mas muitas coisas estranhas acontecem em todo lugar o tempo todo.

Isso não significa que são fenômenos sobrenaturais. A história realmente não me assusta de qualquer maneira. O Mothman não existe, e isso é tudo. "

Schartiger disse como alguns estudantes que bisbilhotavam do lado, trocaram olhares céticos. Alguém disse Turismo?

Em uma cidade como Point Pleasant, com suas ruas estreitas e prédios antigos que estão lá desde o início dos tempos, é muito estranho pensar que este local possa atrair centenas de pessoas todos os anos com qualquer tipo de história.

Mas faz, e faz bem. Em vez de vender milho e cachorros-quentes nos estandes do festival anual, bonecos de pelúcia do Mothman e cartazes são vendidos as crianças animadas para tirar a sua foto com a gigantesca escultura de aço inoxidável do monstro demônio infernal do reino da morte.

A estátua foi feita pelo escultor Robert Roach. Este ano o Mothman Festival foi realizado entre 19 e 20 de setembro, no centro de Point Pleasant.

Entre os eventos incluídos no festival estavam os depoimentos de testemunhas oculares do Mothman como Linda Scarberry e Ury Tom, entre outros oradores convidados, concurso de panquecas de Mothman, competições de levantamento de peso, caça-fantasmas, uma parede de escalada, e música ao vivo!

O próximo festival Mothman já está agendado para 18 e 19 de setembro de 2010. O festival é apenas uma atração anual para aqueles que querem conhecer a cidade e sentir o gosto da lenda. O museu de Jeff Wamsley está aberto todo o ano para quem quizer comprar um boneco de pelúcia do Mothman.

Poderia ter sido profetizado também? O Museu está aberto todos os dias do meio-dia até as cinco. O ingresso para crianças de nove anos é apenas um dólar, e para as de dez, três dólares. O museu é dirigido por Jeff Wamsley e está convenientemente localizado na Main Street 411, no centro de Point Pleasant.


Lá você pode comprar todos os seus objetos de desejo do Mothman, de xícaras de café a camisetas de Universidade Mothman. Mas se você realmente quer experimentar a extensão do turismo e animação na cidade, os passeios são o único caminho a percorrer.

Os tours cobrem a "área TNT" e uma visita ao norte de Power Plant. Durante o passeio o guia irá apontar as áreas dos encontros com o Mothman. As câmeras são bem-vindas também! O ingresso para crianças de doze anos é de $ 19,95 e 14,95 dólares para crianças com menos de onze anos.

As excursões partem do Museu do Mothman, incluindo uma turnê especial de Halloween em 31 de outubro das 8 as 10hs. Marcus Kendal, estudante de faculdade de Maryland teve a oportunidade de ir na excursão.

Kendal cresceu em Frostburg, e estudou na Beall High School por quatro anos. Ele atualmente estuda filosofia na Faculdade de Allegany e é rápido em dizer que os fenômenos paranormais são um dos seus passatempos favoritos.

Kendal concordou com um encontro em uma lanchonete de Frostburg porque não tinha almoçado ainda. Desta forma poderíamos "matar dois coelhos com uma cajadada", disse Kendal em tom de brincadeira.

"Eu não gosto da turnê só porque eu espero ver o Mothman saltar dos arbustos para nos assustar. Eu acho que foi tão bom como poderia ser, se você não está esperando testemunhar algo realmente louco acontecer. Eu fui no ano passado com alguns amigos que estão nesse tipo de coisa também".

"Nós apreciamos toda a viagem, mas acho que você fica meio que pego pelo filme e as histórias e espera ver mais quando está lá ", disse Marcus comendo um cheeseburger duplo.

Um amigo se juntou à mesa neste momento e rapidamente entrou na conversa. Felizmente ele realmente tinha algumas coisas a dizer sobre a história do Mothman também. Tyler Miller é um amigo de Kendal. Ele disse que não fez o passeio com Kendal, mas viu o filme e leu sobre as histórias bizarras em Point Pleasant.

"Acredito plenamente que algo estranho aconteceu em Point Pleasant, naquela época, OVNIS e tudo mais. Ouvi uma vez uma teoria sobre aquela cidade ser uma janela para o sobrenatural." Miller falou baixinho para as pessoas não escutarem a conversa.

"Obviamente, não há qualquer prova das coisas loucas que aconteceram, mas quando muitas pessoas afirmam ver algo estranho... Não pode ser uma farsa." Mas o turismo incomoda as pessoas de Point Pleasant? Ou é bem-vindo?

Wamsley parece acreditar na segunda hipótese. "As pessoas sempre visitaram Point Pleasant, desde o primeiro relato do Mothman... agora que temos o museu, o festival tornou-se um destino para os turistas ... a maioria das pessoas aqui em Point Pleasant da toda a atenção, até agora. Alguns acreditam nos avistamentos e como sempre, alguns não. "

Independentemente do que as pessoas acreditam, os acontecimentos que ocorreram em Point Pleasant têm sido fortemente especulados como histeria. Os céticos, como o investigador do paranormal Joe Nickell analisou as histórias e concluiu que era apenas uma coruja de celeiro comum, que foi vista inúmeras vezes.

Seja lá o que o Mothman era, aterrorizou os habitantes da cidade durante quase um ano e, de repente sumiu. Wamsley foi perguntado sobre o que era na sua visão pessoal.

Ele simplesmente respondeu: "Não tenho explicações reais para o que era essa coisa, mas posso dizer que essas pessoas viram algo que realmente as deixou abaladas... mais de 100 avistamentos relatados em um período de treze meses... todas as descrições combinando... Sem dúvida eles viram algo que nunca viram antes. "


Tradução: Carlos de Castro




Fonte:
The Appalachian Independent




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...